O México anunciou o retorno do visto eletrônico para 2026. Essa é uma boa notícia para quem pretende visitar o país, seja pela primeira vez ou para retornar. A medida, já oficializada pelo governo mexicano, tem como objetivo facilitar a entrada de turistas e viajantes a negócios em estadias de curta duração. A nova regra passa a valer a partir de 5 de fevereiro de 2026.
Com o e-Visa, todo o processo passa a ser feito de forma digital, sem necessidade de entrevistas ou idas ao consulado, reduzindo burocracia, custos e tempo de espera. Contudo, é importante salientar que a entrada não é totalmente automática. No aeroporto, algumas solicitações de comprovação ainda podem ser feitas.
Como vai funcionar o visto eletrônico
Com o México anunciando o retorno do visto eletrônico, a nova regra passa a valer a partir de 5 de fevereiro de 2026. Até lá, seguem em vigor os protocolos atuais, que exigem o visto físico no passaporte ou a apresentação de vistos válidos de países como Estados Unidos, Canadá, Japão, Reino Unido e países do Espaço Schengen.
Ademais, a partir da data indicada, brasileiros que viajarem a turismo precisarão informar os dados do visto na reserva, incluindo o número do documento, a data de emissão e a data de validade.
Funcionando como uma autorização online, o novo sistema poderá ser apresentada de forma digital ou impressa no embarque e na chegada. Com a medida, a expectativa é facilitar a entrada de brasileiros no país, considerados uma peça fundamental para a engrenagem do turismo, contribuindo, assim, para o aumento do fluxo de visitantes no México.
Documentos continuam sendo importantes
Vale uma atenção especial com relação a essa nova regra para evitar transtornos. Apesar da facilidade do visto eletrônico, o e-Visa permite o embarque, mas a entrada no México ainda depende da avaliação dos agentes de imigração.
Para evitar problemas, é importante estar munido com determinados documentos, como, por exemplo, comprovantes de hospedagem, passagem de retorno, seguro-viagem e comprovação financeira.
Por fim, vale lembrar que o México, junto com Estados Unidos e Canadá, sediará a Copa do Mundo de 2026. Com a mudança, surge uma boa oportunidade para quem deseja acompanhar o torneio de perto. O retorno do visto eletrônico tende a facilitar a entrada de brasileiros justamente em um período de alta demanda turística, beneficiando quem pretende unir turismo e futebol durante o evento.
Para Saber Mais
Para ler outros notícias que publicamos recentemente, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Não usamos inteligência artificial na geração de conteúdo do Pontos pra Voar. Os conteúdos são autorais e produzidos pelos nossos editores.




