As megaobras em aeroportos nas próximas décadas despontam como a grande novidade da aviação. Mais do que pontos de conexão entre voos, esses novos hubs apostam na experiência do passageiro, elevando o padrão das viagens aéreas.
A criação de “mega-hubs” vai além da infraestrutura e sinaliza uma mudança no transporte aéreo, com países como Polônia, Arábia Saudita e Etiópia ganhando um protagonismo mundial.
A ascensão de aeroportos projetados para megavolumes
Com vários países anunciando megaobras em aeroportos, o domínio dos terminais tradicionais do Ocidente começa a ser questionado. Projetos como o Aeroporto Rei Salman e o Aeroporto de Bishoftu surgem do zero, pensados para receber mais de 150 milhões de passageiros por ano.
Enquanto aeroportos europeus e americanos enfrentam limitações de espaço e regras ambientais, Oriente Médio e África ganham espaço e passam a ocupar alta posição nas conexões globais.
Leia também 🔗 Obras em andamento! Maior aeroporto da África terá capacidade para 110 milhões de passageiros
A nova experiência de deslocamento do passageiro
Entre muitas ideias inovadoras, a principal é o fim do aeroporto isolado. A proposta agora é integrar diferentes meios de transporte em um único sistema. No Port Polska, na Polônia, por exemplo, o avião é apenas uma etapa do trajeto, conectado a trens de alta velocidade dentro do próprio terminal. O objetivo é melhorar a experiência do passageiro, reduzindo o tempo de deslocamento e os processos burocráticos.
Mais conforto e menos estresse nas conexões
Por fim, um dos elementos basilares dessas megaobras em aeroportos é o foco na experiência do passageiro. Com projetos assinados por arquitetos renomados, os novos aeroportos tendem a deixar de escanteio o visual frio dos terminais antigos e apostam em espaços amplos, com luz natural e operações mais eficientes.
Além disso, esses aeroportos contarão com o apoio da inteligência artificial para agilizar procedimentos e dar mais celeridade aos processos. A proposta é reduzir o estresse das longas escalas e tornar a espera mais confortável, transformando a viagem em uma jornada mais fluida e desestressante.
Para Saber Mais
Para ler outros notícias que publicamos recentemente, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Não usamos inteligência artificial na geração de conteúdo do Pontos pra Voar. Os conteúdos são autorais e produzidos pelos nossos editores.




