O MASP Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand abre o Edifício Pietro Maria Bardi em 28 de março, com cinco exposições que propõem novos olhares e diálogos sobre o acervo e a trajetória do museu. Uma delas conta com a participação das atrizes Fernanda Torres e Fernanda Montenegro em vídeos.
O conjunto de exposições escolhidas para a inauguração do Edifício Pietro Maria Bardi foi chamado de “Cinco ensaios sobre o MASP” e vai ocupar cinco novos andares do museu. Eles representam um aumento de 66% de área dedicada a mostras.
Veja quais são os cinco ensaios:
- Isaac Julien: Lina Bo Bardi — um maravilhoso emaranhado
- Geometrias
- Artes da África
- Renoir
- Histórias do MASP
O novo prédio fica ao lado do icônico edifício na Avenida Paulista projetado por Lina Bo Bardi, um dos cartões postais mais famosos de São Paulo. Com um único ingresso, os visitantes terão acesso aos dois edifícios.
O projeto arquitetônico do Edifício Pietro Maria Bardi foi idealizado pela METRO Arquitetos Associados. Os 14 andares vão abrigar salas de exposição, de aula e multiuso, restaurante, café, loja, laboratório de conservação, depósitos e docas para carga e descarga de obras de arte.

Vista do térreo do Edifício Pietro Maria Bardi | Créditos: Leonardo Finotti
Saiba Mais Sobre os ‘Cinco Ensaios sobre o MASP’
Isaac Julien: Lina o Bardi – um maravilhoso emaranhado
2º andar
Trata-se de uma videoinstalação sobre o legado da arquiteta modernista Lina Bo Bardi (1914–1992), que projetou o edifício do MASP na Avenida Paulista. As atrizes Fernanda Torres e Fernanda Montenegro interpretam os escritos de Lina. É uma obra inédita no Brasil, composta por nove projeções simultâneas.
Artes da África
3º andar
São mais de 40 obras do acervo do museu, principalmente do século 20, oriundas da África ocidental. Inclui estatuetas, bonecas, tambores, mobiliário e máscaras usadas em festividades, rituais de iniciação, celebração ou funerais.
Geometrias
4º andar
Reúne mais de 50 obras do acervo MASP, incluindo doações recentes. São trabalhos realizados por artistas que despontaram à época das vanguardas construtivas, em diálogo com trabalhos de artistas contemporâneos que empregam diferentes materialidades para criar composições geometrizadas.
Renoir
5º andar
É a oportunidade de conferir todas as obras do francês Pierre-Auguste Renoir (1841–1919) pertencentes ao acervo do MASP – 12 pinturas e uma escultura. O conjunto abrange praticamente toda a carreira do artista e foi exposto pela última vez há 23 anos.
Histórias do MASP
6º andar
É uma revisita às mais de sete décadas de história da instituição. Apresenta uma reflexão sobre a história do museu e sua importância para a constituição de um modelo de museu moderno.

Videoinstalação traz Fernanda Montenegro e Fernanda Torres dando voz aos escritos de Lina Bo Bardi | Créditos: Cortesia do artista e Victoria Miro, Londres
MASP Anuncia Outras ‘Iniciativas de Impacto’
Além da inauguração do Edifício Pietro Maria Bardi, a instituição anunciou outras “iniciativas de impacto”, que incluem a atualização da logomarca, a reabertura do vão livre como espaço e o início das atividades do MASP Escola em salas de aula próprias.
Um andar do novo prédio será dedicado às atividades pedagógicas. Para celebrar a novidade, está programado para 5 de abril o evento Escola Aberta, com atividades gratuitas organizadas a partir dos cursos de Estudos Críticos e Histórias da Arte.
“A abertura do novo edifício, o início da concessão do vão livre para a administração do museu e a celebração dos dez anos da gestão atual marcam um momento histórico para o MASP”, afirma Paulo Vicelli, diretor de Experiência e Comunicação do museu. “Queremos oferecer à cidade de São Paulo e aos nossos visitantes uma experiência renovada e ainda mais completa. Essa transformação se reflete em uma nova maneira de nos apresentarmos e dialogarmos com o público.”
O projeto de identidade visual possui uma tipografia desenvolvida especialmente para o MASP. Para o museu, é “mais funcional, acessível e convidativa para diferentes aplicações, como projetos editoriais e interfaces digitais”. O novo brand book será usado a partir da segunda metade de março.
Exposições Gratuitas no Vão Livre do MASP
O vão livre vai abrigar, a partir de 10 de abril, a instalação interativa “O Outro, Eu e os Outros”, do artista colombiano Iván Argote. A obra é composta por duas enormes gangorras que se inclinam conforme o deslocamento dos visitantes – dando forma às dinâmicas de movimento e equilíbrio em coletivo.
A visitação a essa obra será gratuita. O espaço terá mobiliário urbano, wi-fi, segurança e iluminação.
É a primeira exposição realizada pelo museu no vão livre após a concessão do vão livre para o MASP. O espaço de 74 metros de extensão foi projetado pela arquiteta Lina Bo Bardi como um local de encontro e convivência.
“É um momento histórico do museu. O projeto de Lina [Bo Bardi] prevê como uma de suas características centrais a confluência entre o espaço museológico e o vão livre. O trabalho de Argote dialoga com o pensamento de Lina e sugere uma metáfora para a relação entre indivíduo e sociedade, evidenciando o poder da colaboração para provocar mudanças”, diz Matheus de Andrade, assistente curatorial do MASP.
O MASP ainda pretende abrir no segundo semestre deste ano uma passagem subterrânea de 40 metros quadrados, que vai ligar os dois edifícios. O túnel deve facilitar a circulação de visitantes e das obras de arte, sem interferir na paisagem urbana.

MASP terá novas exposições ao longo do ano
Para Saber Mais
Clique aqui para ler outras notícias no nosso site.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Não usamos inteligência artificial na geração de conteúdo do Pontos pra Voar. Os conteúdos são autorais e produzidos pelos nossos editores.