O MASP, Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, vai passar a abrir até as 21h às sextas-feiras – com entrada grátis a todos os visitantes a partir das 18h. Para garantir o ingresso, é necessário reservá-lo no site do museu.
O novo horário de funcionamento começa a partir desta sexta-feira, 10 de janeiro, sob patrocínio da B3, a bolsa de valores.
Às terças, durante o dia todo (das 10h às 19h), a entrada também é gratuita, com patrocínio do Nubank. Nos outros dias, o benefício da entrada grátis do MASP vale para os seguintes públicos:
- Crianças de até 10 anos,
- Membros do programa Amigo MASP,
- Pessoas com deficiência e seus acompanhantes.
Novo Prédio
Por enquanto, a entrada gratuita é para conferir as exposições do Edifício Lina Bo Bardi, famoso pelo vão aberto e que se transformou em cartão postal de São Paulo. A partir de abril, vai valer também para o novo prédio do MASP, o Edifício Pietro Maria Bardi, que fica ao lado – são 14 andares e quase 8 mil metros quadrados.
O MASP possui, no total, mais de 11 mil obras entre pinturas, esculturas, objetos, fotografias, vídeos e vestuário de origem europeia, africana, asiática e das Américas. Atualmente, por causa das limitações de espaço, pouco mais de 1% do acervo do museu pode ser exposto.
“O MASP cresceu e ficou maior que seu edifício. Alargar as fronteiras era necessário”, afirma Heitor Martins, diretor-presidente do museu.
A bilheteria será transferida para o novo prédio e o vão livre voltará a funcionar como uma praça pública – como foi idealizado por Lina Bo Bardi. Haverá ainda uma interligação subterrânea entre os dois edifícios sob a rua Prof. Otavio Mendes.
O MASP avalia que a abertura do novo espaço é “o feito mais significativo na história do museu após a sua transferência da rua 7 de Abril, na sede dos Diários Associados, para a Avenida Paulista, em 1968”.
O planejamento é que, para celebrar a inauguração das novas galerias do Edifício Pietro, serão apresentadas exposições com recortes do acervo MASP e uma mostra sobre as histórias do museu.
“Acredito que essa expansão irá consolidar o museu e a própria Avenida Paulista como um eixo cultural”, afirma Alfredo Setubal, presidente do Conselho.
De acordo com o diretor-artístico do MASP, Adriano Pedrosa, o segundo andar e o segundo subsolo do prédio atual devem abrigar exposições de longa duração, com as obras que pertencem ao acervo do museu. As novas galerias vão receber as exposições temporárias.
“Atualmente, a programação do museu tem um cronograma restrito. Esses novos espaços vão proporcionar um respiro maior no calendário e uma melhor organização da narrativa das exposições, além disso, cresceremos o número de mostras por ano”, afirma Adriano Pedrosa, diretor artístico, MASP
Nova Estrutura
O MASP descreveu que o Edifício Pietro tem pavimentos junto ao chão transparentes, em uma consonância com o vão livre, e os andares superiores foram revestidos com chapas metálicas perfuradas e corrugadas.
A ideia era que o novo prédio trouxesse as funcionalidades necessárias e, ao mesmo tempo, seguisse uma arquitetura que ressaltasse àquela que foi desenvolvida por Lina Bo Bardi.
O empreendimento inclui soluções sustentáveis que resultaram na redução do consumo de energia tanto na iluminação quanto na climatização. O projeto foi financiado por doações de pessoas físicas.
“O projeto se equipara à tecnologia aplicada aos melhores museus do mundo e não conheço outra estrutura similar no Brasil. Acredito que o MASP em expansão será um caso ímpar de planejamento e modernidade em nosso país”, diz Júlio Neves, arquiteto que ocupou o cargo de presidente do MASP por 14 anos, até 2009.
O prédio original recebeu o nome da arquiteta Lina Bo Bardi (1914-1992), que o projetou. Pietro Maria Bardi (1900-1999) foi o primeiro diretor artístico do museu.
Para Saber Mais
Para ler outras notícias que publicamos recentemente no Pontos pra Voar, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Não usamos inteligência artificial na geração de conteúdo do Pontos pra Voar. Os conteúdos são autorais e produzidos pelos nossos editores.