Depois de meses de especulação, um acordo finalmente foi feito entre o Grupo Lufthansa e o governo italiano para a compra de 41% da ITA Airways por meio de um aumento de capital de 325 milhões de euros por parte do grupo alemão. O anuncio foi feito ontem, dia 25 de maio, e de acordo com os termos da negociação o Grupo Lufthansa terá a opção de adquirir a totalidade do controle da ITA Airways no futuro.
No entanto, a Lufthansa não será a única a injetar dinheiro na ITA. O grupo revelou que, como parte do negócio, o governo italiano também se comprometeria com um aumento de capital de € 250 milhões.
As negociações vinham se desenrolando há um bom tempo e a Lufthansa estava competindo com o Grupo Air France-KLM. De acordo com Carsten Spohr, CEO da Lufthansa:
“O acordo de hoje levará a uma situação vantajosa para a Itália, ITA Airways e o Grupo Lufthansa e é uma boa notícia para os consumidores italianos e para a Europa, porque uma ITA Airways mais forte aumentará a concorrência no mercado italiano. Como uma empresa jovem, com uma frota moderna e com seu hub eficiente e em expansão em Roma, a ITA Airways se encaixa perfeitamente no Grupo Lufthansa.”
Ele ainda acrescenta que a ITA pode se tornar uma companhia aérea sustentável e lucrativa, que conectará a Itália à Europa e ao mundo. Ao mesmo tempo, esse investimento permitirá o crescimento contínuo nos mercados mais importantes.
Programa de Fidelidade
Se a mesma lógica referente às demais aquisições se aplicar no caso da ITA Airways, o Volare está com os seus dias contados e deverá ser absorvido pelo Miles & More num futuro próximo.
Para nós brasileiros, no médio prazo, deveremos ter a oportunidade de voar direto para Roma nas asas da ITA Airways com milhas do TAP Miles&Go, pois a empresa deverá deixar a Sky Team, que mal entrou diga-se de passagem, e migrar para a Star Alliance.
Operações no Brasil
Para o mercado brasileiro a aquisição não deve ter nenhum impacto, pois hoje não existe nenhuma sobreposição de rotas. A ITA Airways deverá continuar com seus voos para Roma, já que Lufthansa e SWISS não atendem diretamente, mas sim com conexões em seus hubs de Frankfurt e Zurique.
Para Saber Mais
Para ler outras notícias sobre empresas aéreas que publicamos recentemente no Pontos pra Voar, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.