Em evento realizado ontem em Berlim, a Lufthansa apresentou oficialmente o projeto Allegris, focado em melhorar a experiência de viagem de seus clientes e que inclui uma reformulação dos assentos de todas as suas cabines – primeira classe, executiva, econômica premium e econômica.
Aqui você encontra:
Grupo Lufthansa – Projeto Allegris
O projeto Allegris é um investimento de aproximadamente €2,5 bilhões, abrangendo não só a Lufthansa como também a SWISS, a Austrian Airlines e a Condor. Porém, 80% dos recursos serão investidos na renovação de toda a frota intercontinental da Lufthansa.
No que tange os novos assentos, estes começarão a ser instalados nos Boeing B787 que serão incorporados na frota da Lufthansa a partir de setembro deste ano. Vale destacar que o projeto Allegris foi inicialmente lançado em 2017, com previsão de estreia em 2020. Porém, a pandemia retardou os planos do grupo em 3 anos.
Hoje, dentre as grandes empresas aéreas da Europa, a classe executiva da Lufthansa é um dos produtos mais defasados, pois ainda apresenta a configuração 2-2-2. Portanto, esta renovação das cabines chega em um ótimo momento e promete trazer novas experiências de viagem aos passageiros da empresa.
Os novos assentos serão instalados nas aeronaves A350, B777X, B787 e B747-8, que é uma excelente notícia para os clientes brasileiros já que a empresa usa o modelo em seus voos diários para São Paulo.
Cabines de Primeira Classe
A nova cabine de primeira classe irá sofrer uma redução de 50% no número de assentos, que passará de 8 para apenas 4. Seguramente, isso tornará a emissão com milhas bem mais difícil, infelizmente.
Os 4 assentos terão portas que, quando fechadas, oferecem total privacidade para os passageiros. Porém, o que realmente chama a atenção é que os dois assentos do meio serão uma pequena suite, ideal para casais viajando acompanhados. A Lufthansa denominou esses assentos de First Class Suite Plus.
Os dois assentos da First Class Suite Plus não tem divisória e compartilham uma única TV de 42 polegadas. Ainda que a ideia seja excelente, estes assentos serão praticamente um “no no no” para os viajantes solo. Afinal de contas, quem estaria disposto a compartilhar uma cama com um desconhecido?
Os assentos são independentes e permitem, por exemplo, que um passageiro recline o seu, enquanto o outro continue na posição vertical. Além disso, os assentos têm uma mesa que permite duas pessoas jantarem juntas como se estivessem em um restaurante.
No front da tecnologia, todos os assentos contarão com um sistema de aquecimento e refrigeração individuais, algo inédito! Tomadas, carregadores de bateria sem fio e conexão via bluetooth são funcionalidades que estarão disponíveis nos assentos.
Classe Executiva
No que diz respeito à classe executiva, a Lufthansa irá oferecer 7 tipos de assento que os passageiros podem escolher no momento da reserva. São eles:
- Business suites – Assentos localizados na primeira fila e que oferecem mais espaço. Os assentos do meio, embora tenham uma divisória, formam uma mini suite.
- Assentos com mais espaço – Também conhecidos como tronos, são assentos individuais e que oferecem mais espaço. Estes estão localizados no meio e, portanto, sem acesso às janelas.
- Assentos privados – São assentos onde a poltrona fica próxima à janela e o console do lado do corredor. É bem parecido com o que vemos nos aviões da TAP ou Iberia, por exemplo.
- Assentos ultra longos – Assentos com camas de 2.2 metros.
- Assentos com cesto para bebês – Poltronas para quem viaja com bebês, com o cesto integrado à poltrona.
- Assentos duplos – Ficam no meio, ideal para quem viaja acompanhado, onde a divisória pode ser totalmente abaixada.
- Poltronas clássicas – São assentos que a empresa classifica como standard.
Os assentos com o cesto para bebês e as poltronas clássicas podem ser marcadas sem custo a qualquer momento. Já os demais podem ser reservados mediante pagamento e é bem provável que clientes com status no Miles & More poderão reservá-los a qualquer momento sem a necessidade de pagar por isso.
Os assentos serão na configuração 1-2-1 ou 1-1-1, oferecendo, em qualquer configuração, acesso direto ao corredor a todos os passageiros. Um detalhe interessante da nova cabine de classe executiva, que foi desenvolvida do zero pela Lufthansa, é que os assentos não terão portas, à exceção da Business Suite na primeira fila.
Econômica Premium e Econômica
A nova cabine econômica premium já foi apresentada pela SWISS na primavera de 2022. Os assentos oferecem mais espaço para as pernas, um apoio dobrável para os pés e que pode ser ajustado em diferentes posições. Como ele é integrado a uma carcaça rígida, quando o passageiro reclina o seu assento, isso não afeta os passageiros da fila de trás.
Com a nova geração de produtos do projeto Allegris, a Lufthansa também oferece aos seus passageiros mais opções na classe econômica. No futuro, os viajantes terão a opção de reservar assentos adicionais nas primeiras filas que oferecem mais espaço para as pernas ou um assento livre ao lado deles.
Viajando com Milhas na Lufthansa
Particularmente para os brasileiros, a forma mais fácil de se viajar com milhas na Lufthansa, ou na SWISS, é através do programa TAP Miles&Go que é parceiro de ambas as empresas através da Start Alliance.
Os pontos podem ser gerados na Livelo e depois transferidos para o TAP Miles&Go, onde as emissões são feitas através de uma tabela fixa. No entanto, ao longo do último ano estas emissões ficaram bem mais difíceis, seja pela falta de disponibilidade ou pelas promoções de transferência bonificadas que simplesmente desapareceram.
Obviamente, é possível emitir passagens com milhas através do Miles & More, o programa de fidelidade do Grupo Lufthansa, onde a disponibilidade é inclusive maior. No entanto, a geração de milhas é muito mais difícil e está restrita basicamente a pontos gerados em voos ou uso de cartões de crédito co-branded.
Aqui você pode ver como é voar na primeira classe da Lufthansa e aqui na classe executiva da SWISS.
Tome Nota
A concretização do projeto Allegris é muito bem-vinda, principalmente na classe executiva, onde o produto da Lufthansa está consideravelmente defasado em relação ao que as concorrentes europeias oferecem. A configuração de 7 tipos diferentes de assentos é um movimento interessante, pois a empresa deverá comercializá-los a preços diferentes. Só nos resta esperar para descobrir de quanto será essa variação.
Já na primeira classe, como dito acima, uma coisa é certa. Deverá ficar bem mais difícil emitir passagens com milhas nesta cabine. No que diz respeito à First Class Suite Plus, tenho minhas dúvidas se foi uma boa ideia, afinal de contas, a empresa está limitando o seu uso a casais. Mas, estudos da empresa devem ter servido como base para justificar tal produto, certo?
Do mais, só nos resta esperar que tais modificações cheguem ao mercado brasileiro!
Para Saber Mais
Para ler outras notícias que publicamos recentemente no Pontos pra Voar, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.