Preparar os documentos é uma das partes mais importantes que antecedem uma viagem, conforme mostramos no nosso checklist de viagem. Alguns destinos requerem um pouco mais de atenção, pois exigem algum tipo de documentação extra.
Um desses documentos pode ser o Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP) para febre amarela. Para a vacina, o viajante deve se dirigir a qualquer posto de saúde para receber a dose, que é única. Porém após isso, ele deve se dirigir a um centro da Anvisa, tendo em mãos sua carteira de vacinação onde consta a dose tomada para solicitar o Certificado Internacional. Carteira de Vacinação emitida pelo posto de saúde não possui validade em viagens internacionais
Atualmente o certificado tem validade vitalícia e mesmo os mais antigos que mostram a validade por 10 anos, passaram a ser vitalício com a mudança da regra em 2016.
Confira abaixo a lista dos países que exigem o certificado de vacina para febre amarela, atualizada em dezembro de 2022, retirada no site da Anvisa:
- África do Sul
- Albânia
- Angola
- Antígua e Barbuda
- Arábia Saudita
- Argélia
- Aruba
- Austrália
- Bahamas
- Bahrein
- Bangladesh
- Barbados
- Benin
- Bolívia
- Bonaire
- Botsuana
- Brunei Darussalam
- Burkina Faso
- Burundi
- Cabo Verde
- Camarões
- Camboja
- Catar
- Cazaquistão
- Chade
- China
- Colômbia
- Congo
- Coreia do Norte (República Popular Democrática da Coreia)
- Costa do Marfim
- Costa Rica
- Cuba
- Curaçao
- Dominica
- Djibouti
- Egito
- El Salvador
- Emirados Árabes Unidos
- Equador
- Eritreia
- Eswatini (Suazilândia)
- Etiópia
- Fiji
- Filipinas
- Gabão
- Galápagos
- Gâmbia
- Gana
- Grenada
- Guadalupe
- Guatemala
- Guiana
- Guiana Francesa
- Guiné
- Guiné Equatorial
- Guiné-Bissau
- Haiti
- Honduras
- Ilha de Páscoa
- Ilhas Pitcairn
- Ilhas Salomão
- Índia
- Indonésia
- Irã (República Islâmica do)
- Jamaica
- Libéria
- Madagascar
- Malásia
- Malawi
- Maldivas
- Mali
- Malta
- Martinica
- Mauritânia
- Mayotte
- Mianmar
- Moçambique
- Montserrat
- Namíbia
- Nepal
- Nicarágua
- Níger
- Nigéria
- Niue
- Nova Caledônia
- Oman
- Panamá
- Papua Nova Guiné
- Paquistão
- Paraguai
- Polinésia Francesa
- Quênia República Centro-Africana
- República Democrática do Congo República Dominicana Ruanda
- Samoa
- Santa Helena
- Santa Lúcia
- Santo Eustáquio* (Sint Eustatius)
- São Bartolomeu (Saint Barthélemy)
- São Cristóvão e Neves (Saint Kitts and Nevis)
- São Martinho (Sint Maarten)
- São Tomé e Príncipe
- São Vicente e Granadinas
- Seicheles
- Senegal
- Serra Leoa
- Singapura
- Sri Lanka
- Sudão do Sul
- Suriname
- Tailândia
- Tanzânia (República Unida da)
- Togo
- Uganda
- Venezuela
- Wallis e Futuna
- Zâmbia
- Zimbábue
Importante
1. Exigência para crianças a partir de 9 meses de idade precisam do CIVP para febre amarela, com exceção a Santo Eustáquio (marcado na tabela com “*”), que exige o Certificado a crianças a partir de 6 meses de idade.
2. As exigências dos países podem ser alteradas a qualquer momento. É importante que os viajantes se assegurem das exigências do país para o qual irão viajar, consultando as informações disponibilizadas pelo Consulado ou Embaixada do país.
3. Caso haja escala e/ou conexão no itinerário, é necessário também atender às exigências dos países onde irão ocorrer as paradas dos voos.
4. De acordo com a emenda ao Regulamento Sanitário Internacional (RSI-2005) adotada pela Assembleia Mundial da Saúde na Resolução WHA67.13, a partir de 11 de julho de 2016 o período de validade de todos os Certificados Internacionais de Vacinação ou Profilaxia (CIVP) para febre amarela passou de 10 anos para a duração por toda a vida da pessoa vacinada, inclusive para certificados já emitidos e novos certificados. Assim, a partir dessa data, os CIVP que tinham a validade de 10 anos, passaram automaticamente a valer para toda a vida, não podendo ser rejeitados pelos países signatários da Organização Mundial de Saúde, assim como não pode ser exigida revacinação ou reforço da vacina contra a febre amarela.
Mais informações sobre o certificado internacional de vacina da febre amarela podem ser obtidas no site da Anvisa, clicando aqui
Para Saber Mais
Para ler outras notícias que publicamos recentemente no Pontos pra Voar, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.