A LATAM Airlines anunciou a suspensão da rota entre Lima e Havana, afetando diretamente os viajantes brasileiros que utilizavam a capital peruana como conexão para chegar à Cuba.
A LATAM Airlines anunciou que vai suspender a rota entre Lima (LIM) e Havana (HAV) a partir de 11 de março de 2026, encerrando uma das poucas ligações diretas entre a América do Sul e Cuba. Os voos LA2410 (Lima–Havana) e LA2411 (Havana–Lima) deixarão de operar nessa data, e as passagens já estão fora do sistema de vendas desde o dia 14 de outubro de 2025.
Segundo comunicado interno, a companhia ainda deve divulgar nos próximos dias as opções de proteção em voos de outras companhias aéreas.
Impacto para Passageiros
Quem já tinha viagem marcada poderá antecipar o voo, pedir reembolso integral sem multa ou optar pela reacomodação involuntária, que deve respeitar a mesma cabine ou uma classe inferior, quando necessário.
Reflexos para o público brasileiro
A suspensão é uma má notícia para os brasileiros, já que muitos viajantes utilizavam os voos da LATAM com conexão em Lima para chegar à Havana. O trajeto São Paulo–Lima–Havana era a forma mais acessível chegar à ilha, especialmente com milhas, já que frequentemente encontrávamos passagens custando entre 35 mil e 40 mil milhas por trecho, tornando o destino muito interessante para quem buscava uma experiência caribenha fora dos circuitos tradicionais.
Com o fim da operação, quem desejar viajar a Cuba terá de buscar rotas alternativas. Os trajetos mais convenientes, sem precisar fazer conexão na América do Norte, são pela Copa Airlines, com conexões via Cidade do Panamá.
Com a decisão, a LATAM reajusta sua malha internacional priorizando mercados de maior rentabilidade e demanda mais consistente, mas deixa uma lacuna para quem aproveitava essa opção tão acessível rumo ao Caribe.
Para Saber Mais
Para ler outras notícias que publicamos recentemente sobre a LATAM Airlines, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Não usamos inteligência artificial na geração de conteúdo do Pontos pra Voar. Os conteúdos são autorais e produzidos pelos nossos editores.





