A LATAM Airlines está apostando forte na Argentina para consolidar o país como um novo hub em sua malha na América do Sul. A iniciativa faz parte do plano da companhia de fortalecer sua presença em diferentes países do continente sul americano. A empresa caminha para se tornar uma das principais a operar rotas internacionais na América do Sul, além de ligar o continente à Europa e Estados Unidos.
A iniciativa faz parte do plano da companhia de fortalecer a conectividade regional e global, impulsionada por novas oportunidades regulatórias e pela chegada do Airbus A321XLR.
LATAM e o Mercado Argentino
O CEO da LATAM Airlines, Roberto Alvo, comentou durante a Assembleia Geral Anual da IATA em Nova Delhi que a Argentina ocupa posição central na estratégia da empresa. Segundo entrevista concedida para o portal Aviacionline, o CEO destacou que a Argentina, assim como Chile, Perú e Brasil são mercados estratégicos para a companhia.
“A Argentina é um mercado muito importante para a LATAM. É extremamente importante porque, se você olha a geografia, temos nossos hubs em Lima, São Paulo e Santiago. E a Argentina é o maior mercado ao sul desses hubs. Então, conectar nossa rede através da Argentina é fundamental.”
Atualmente, a companhia opera cerca de 35 voos internacionais diários para a Argentina, cobrindo diversas cidades além de Buenos Aires, como Mendoza e Tucumán. Recentemente, a LATAM também anunciou um novo voo ligando São Paulo a Córdoba.
Além disso, a recente abertura regulatória no país, com a implementação do acordo de Céus Abertos para empresas chilenas, vem acelerando a expansão da LATAM no mercado argentino. Essa mudança permitiu à companhia anunciar a retomada da rota Buenos Aires – Miami, que será operada a partir de Santiago:
“Isso reforça a presença e o interesse que temos de estar na Argentina, que para nós é um mercado fundamental, conforme destacou Alvo.”
A321XLR e a Renovação da Frota
O futuro da operação na Argentina – e em toda a malha internacional da LATAM – ganhará novo impulso com a chegada do Airbus A321XLR, prevista para 2027.
Segundo Roberto Alvo, o modelo permitirá lançar rotas que hoje não são viáveis com os narrowbodies atuais:
“O A321XLR vai nos permitir conectar cidades que hoje não conseguimos atender com uma frota de longo alcance.”
Paralelamente, a LATAM segue gerindo os desafios globais na entrega de aeronaves. A companhia, como diversas do setor, enfrenta atrasos causados por problemas na cadeia de suprimentos e na disponibilidade de motores.
Para mitigar esse cenário, o grupo está diversificando suas fontes de aquisição. No dia 7 de junho, recebeu dois novos Airbus A320neo: um entregue diretamente pela Airbus para a subsidiária no Chile e outro adquirido no mercado secundário para a frota no Brasil.
A estratégia busca preservar o ritmo de crescimento e modernização da frota, enquanto a LATAM avança também no projeto de reconfiguração interna de seus aviões. Todos os narrowbodies já contam com Wi-Fi – um diferencial na América do Sul – e, nas aeronaves de longo curso, a companhia está introduzindo novos assentos na classe executiva com portas deslizantes.
Atualmente, a LATAM já superou seu tamanho pré-pandemia e projeta encerrar o ano com um crescimento de 20% em relação a 2019. Além disso, a empresa conecta a América do Sul aos cinco continentes e é responsável por transportar 40% dos passageiros em voos internacionais dentro da própria região.
Para Saber Mais
Para ler outras notícias que publicamos recentemente no Pontos pra Voar, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Não usamos inteligência artificial na geração de conteúdo do Pontos pra Voar. Os conteúdos são autorais e produzidos pelos nossos editores.