A LATAM se tornou a primeira aérea brasileira a permitir que passageiros rastreiem malas com AirTag. Lançada em agosto de 2025, a iniciativa usa a tecnologia e a rede “Buscar” da Apple para agilizar a recuperação de bagagens perdidas.
Como Funciona o Novo Sistema de Rastreamento
Quando uma mala extravia, o passageiro gera um link de localização pelo aplicativo “Buscar” em dispositivos Apple com iOS 18.2, iPadOS 18.2 ou macOS 15.2 ou superior.
Em seguida, ele insere o link no registro de bagagem perdida no site de autoatendimento da SITA, parceira tecnológica da LATAM. A companhia interrompe automaticamente o compartilhamento da localização assim que encontra e devolve a mala ao passageiro.
Pioneirismo no Brasil e Impacto no Setor
Ao usar AirTag para rastrear malas extraviadas, a LATAM se destaca no mercado brasileiro e supera concorrentes como Azul e GOL, que ainda usam apenas formulários tradicionais para tratar extravios.
A companhia afirma que a integração com a tecnologia da Apple reduziu em 50% a taxa de extravio de bagagens em comparação à média do setor. Além disso, a parceria com a SITA melhora a eficiência na localização e recuperação das malas, especialmente diante do aumento do número de passageiros transportados.
Mais Segurança e Rapidez na Recuperação de Bagagens
A LATAM, usando AirTag para rastrear malas extraviadas, beneficia diretamente os passageiros. Dessa maneira, os viajantes acompanham a localização em tempo real, agilizam a recuperação e reduzem toda aquela ansiedade e estresse desnecessários. O compartilhamento permite que monitorem cada etapa da busca, aumentando o controle sobre a situação. Além disso, a companhia devolve as malas mais rapidamente, garantindo que a viagem continue sem interrupções.
Será que, a partir dessa nova mudança, teremos um cenário que, mesmo que muito remoto, chegue perto do feito realizado pelo Aeroporto Internacional de Kansai, em Osaka, que conseguiu operar por 30 anos sem extraviar uma única bagagem? Talvez uma realidade muito distante aqui no Brasil, porém não custa nada sonhar.
Para Saber Mais
Para ler outras notícias que publicamos recentemente no Pontos pra Voar, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Não usamos inteligência artificial na geração de conteúdo do Pontos pra Voar. Os conteúdos são autorais e produzidos pelos nossos editores.





