As mudanças no cenário político da Venezuela já começam a se refletir no transporte aéreo da região: companhias como LATAM, Azul e GOL anunciaram ajustes e suspensões de voos para destinos do Caribe e para Caracas, afetando diretamente passageiros que tinham viagens programadas nos próximos dias e reforçando o alerta para quem planeja voar na região.
Na manhã desta segunda-feira, o cenário das viagens aéreas na América Latina foi alterado de forma abrupta após a intensificação de uma crise política na Venezuela que teve repercussões imediatas nos céus da região e afetou a programação dos voos para o Caribe.
As principais empresas que conectam o Brasil a destinos como Aruba, Curaçao e Caracas já divulgaram posições oficiais sobre seus voos, em um movimento de precaução e adequação às incertezas no espaço aéreo e nas infraestruturas aeroportuárias afetadas pela crise.
LATAM Airlines
A LATAM Airlines informou que decidiu suspender temporariamente seus voos para Curaçao e Aruba, que estavam programados entre sábado e domingo (03 e 04 de janeiro). Além disso, a companhia está oferecendo remarcação ou reembolso gratuitamente para passageiros com bilhetes entre 05 e 10 de janeiro.
Confira a nota oficial da LATAM:
“Considerando o contexto atual na Venezuela e priorizando a segurança de seus passageiros e tripulação, a LATAM Airlines Colômbia e a LATAM Airlines Peru cancelaram seus voos para Aruba e Curaçao durante as próximas 48 horas (03 e 04 de janeiro).
Os passageiros com voos nas rotas e datas mencionadas poderão solicitar, através da seção “Minhas Viagens” em nosso aplicativo LATAM ou em latam.com, uma das seguintes alternativas:
Alterar a data ou o voo na mesma categoria de cabine, sujeito à disponibilidade, sem diferença de tarifa durante um ano a partir da data de emissão do bilhete; ou solicitar o reembolso do bilhete, incluindo assentos, bagagens ou outros serviços opcionais (auxiliares).
Os passageiros afetados estão sendo contatados proativamente através dos dados registrados em suas reservas.
Além disso, os passageiros com voos programados nas rotas para Aruba e Curaçao entre 5 e 10 de janeiro de 2026 também terão as mesmas flexibilidades e poderão fazer alterações de data ou solicitar o reembolso em até um ano a partir da emissão do bilhete.
Adicionalmente, a LATAM Airlines esclarece que não opera voos de/para a Venezuela.
A LATAM Airlines continuará monitorando a situação e informará qualquer novidade por seus canais oficiais.”
Azul Linhas Aéreas
A Azul Linhas Aéreas adotou medida semelhante e cancelou os voos entre Belo Horizonte (Confins) e Curaçao, previstos para domingo e segunda-feira (04 e 05 de janeiro), nos dois sentidos. A aérea está oferecendo remarcação para viagens realizadas até os dias 18 e 19 deste mês.
Confira a nota oficial da Azul:
“A Azul informa que, em razão das restrições no espaço aéreo da Venezuela, precisou cancelar os voos entre Confins-Curaçao, de domingo (04) e segunda-feira (05), nos dois sentidos.
A Companhia ressalta que os Clientes impactados irão receber toda a assistência prevista na Resolução nº 400 da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
Com o objetivo de minimizar os impactos aos seus clientes, a Azul está flexibilizando sua política de remarcação. Dessa forma, passagens emitidas para os dias 04 e 05 de janeiro de/para Confins-Curaçao poderão ser remarcadas sem custo, desde que as alterações sejam feitas até os dias 18 e 19 de janeiro. Os clientes também poderão manter os valores em créditos para serem usados na Azul.
A Companhia lamenta eventuais transtornos causados aos clientes e reforça que ações como essa são necessárias para garantir a segurança de suas operações, valor primordial para a Azul.”
GOL Linhas Aéreas
Enquanto isso, a GOL Linhas Aéreas reforçou que todas as operações com destino ou partida de Caracas, capital venezuelana, permanecem suspensas por tempo indeterminado.
“A GOL informa que os voos da companhia que teriam como origem ou destino o Aeroporto de Caracas (CCS) seguem suspensos temporariamente conforme decisão comunicada em dezembro de 2025.
Clientes que compraram bilhetes diretamente com a GOL seguem podendo pedir crédito ou reembolso diretamente na Central de Atendimento 0300-115-2121 (Brasil) ou +55 11 3471 2973 (exterior).
Clientes cujos bilhetes foram comprados com milhas podem realizar a gestão de suas reservas diretamente com a Smiles pelo telefone 0300 115 7001 (Smiles ou Prata) ou 0300 115 7007 (Ouro ou Diamante), e aqueles que adquiriram bilhetes com agências devem procurar a própria agência.”
Para Saber Mais
Para ler outras notícias que publicamos recentemente no Pontos pra Voar, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Não usamos inteligência artificial na geração de conteúdo do Pontos pra Voar. Os conteúdos são autorais e produzidos pelos nossos editores.





