A LATAM divulgou, por meio do portal LATAM Trade, um alerta de flexibilidade, anunciando sua Política de Exceção Comercial. O motivo da ação é a ocorrência de condições climáticas adversas que afetaram severamente as operações nos aeroportos de São Paulo: Congonhas (CGH) e Guarulhos (GRU).
Leia mais: 🔗 Chuvas e ventos fortes cancelam voos nos principais aeroportos de São Paulo
A medida visa gerenciar os transtornos operacionais, como atrasos e cancelamentos, decorrentes do mau tempo. A companhia aérea se viu obrigada a flexibilizar as regras tarifárias normais para atender aos passageiros com bilhetes impactados. A decisão segue o protocolo da companhia para proteger clientes em situações de irregularidade causadas por eventos climáticos severos.
Proteção ao passageiro
Com o alerta da LATAM de flexibilidade, a empresa busca reduzir o impacto aos passageiros, oferecendo alternativas sem custos adicionais. A política permite remarcar o voo sem multa dentro do prazo da exceção ou solicitar reembolso integral, sem taxas. Quem preferir manter a viagem terá prioridade na reacomodação em voos da própria LATAM para o mesmo destino.
Leia mais: 🔗 STF congela ações por atrasos de voos em meio ao boom de processos contra empresas aéreas
O que fazer em caso de voo cancelado ou atrasado por meteorologia em São Paulo
A LATAM Airlines Brasil informa que alguns de seus voos nesta quarta-feira (10 de dezembro de 2025) foram cancelados ou reprogramados devido à meteorologia adversa na cidade de São Paulo (aeroportos de Guarulhos e Congonhas). Por isso, a LATAM recomenda os seguintes cuidados e ações aos seus passageiros impactados por esta situação:
Se você já está no aeroporto de Congonhas ou Guarulhos
Consulte o status do seu voo antes de ingressar na sala de embarque do aeroporto e altere a sua viagem se necessário. Esse procedimento pode ser feito diretamente na seção Minhas Viagens do aplicativo LATAM ou diretamente no site latam.com. O cliente poderá fazer alterações em seu voo por até um ano sem custo ou solicitar reembolso da passagem. O procedimento pelo aplicativo ou site é rápido, simples, e com as mesmas funções oferecidas no call center.
Se você ainda não chegou ao aeroporto
Consulte o status do seu voo antes de se dirigir ao aeroporto e altere a sua viagem se necessário. Esse procedimento pode ser feito diretamente na seção Minhas Viagens do aplicativo LATAM ou diretamente no site latam.com. O cliente poderá fazer alterações em seu voo por até um ano sem custo ou solicitar reembolso da passagem. O procedimento pelo aplicativo ou site é rápido, simples, e com as mesmas funções oferecidas no call center.
Hospedagem em São Paulo
Clientes que não residem em São Paulo e necessitem de acomodação por conta de voos afetados podem permanecer na fila para atendimento ou reservar seu hotel e transporte por meios próprios. Nesse segundo caso, o cliente deve guardar o seu comprovante de pagamento para que a companhia possa proceder com o reembolso. Basta escrever para a LATAM pelo WhatsApp (+56 9 68250850) e não é necessário fazer isso de imediato.
Voos que não foram cancelados entre 10 e 12 de dezembro
O cliente de voo com origem, destino ou conexão em São Paulo que não foi cancelado entre 10 e 12 de dezembro também pode alterar a data de sua viagem sem custo até 15 dias depois. Essa medida ajuda a descongestionar os aeroportos e liberar assentos para quem realmente necessita viajar nestas datas.
Para Saber Mais
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Não usamos inteligência artificial na geração de conteúdo do Pontos pra Voar. Os conteúdos são autorais e produzidos pelos nossos editores.





