A LATAM Airlines Brasil foi reconhecida como a companhia aérea mais pontual do país em 2024 pelo Ministério de Portos e Aeroportos. A premiação foi concedida durante a 10ª edição do Prêmio Aviação + Brasil, realizada na noite de terça-feira (27), em Brasília (DF).
A pontualidade continua sendo um diferencial competitivo no setor aéreo, e em 2024, a LATAM Airlines Brasil conquistou o reconhecimento máximo nesse quesito. Durante a 10ª edição do Prêmio Aviação + Brasil, promovido pelo Ministério de Portos e Aeroportos, a companhia foi oficialmente considerada a mais pontual do país, um título que reforça seu compromisso com a excelência operacional e com o respeito ao tempo dos passageiros.
Companhia Mais Pontual do Brasil

Representaram a LATAM na premiação Danilo Gomes (coordenador de OTP da LATAM Brasil), Tatiane Viana (gerente de Assuntos Regulatórios da LATAM Brasil) e Samuel Di Pietro (diretor do Centro de Operações da LATAM Brasil). Créditos: Pedro Pinheiro.
O reconhecimento tem como base os indicadores de pontualidade das empresas que operam em aeroportos administrados pela Infraero, incluindo o percentual de voos que decolaram ou pousaram com até 15 minutos de atraso. Para a empresa, a conquista reforça a importância de uma atuação coordenada entre diferentes frentes da operação.
Foco na Excelência Operacional
Esse reconhecimento da LATAM como a companhia aérea mais pontual do Brasil não vem por acaso. Por trás dos bons resultados estão estratégias integradas que envolvem desde o planejamento da malha aérea até a modernização da frota, passando por um criterioso trabalho com as tripulações, avanços em tecnologia e eficiência nas operações em solo. Segundo a LATAM, a boa performance em30 pontualidade está associada a cinco pilares estratégicos:
-
Planejamento da malha aérea
A empresa afirma que sua malha prioriza horários eficientes, tempo adequado em solo e flexibilidade para lidar com imprevistos, como condições meteorológicas adversas. -
Modernização da frota
De acordo com dados divulgados pela companhia, nos últimos dois anos foram incorporadas cerca de 30 novas aeronaves ao mercado brasileiro, com menor consumo de combustível e emissões, reduzindo a idade média da frota. -
Gestão de tripulações
A escala de pilotos e comissários é estruturada para garantir agilidade na cobertura da operação, inclusive em cenários críticos como bloqueios ou mau tempo. -
Eficiência em solo
A manutenção noturna em aeroportos como Congonhas, Guarulhos e Brasília foi reforçada, com uso de tecnologia preditiva para reduzir o tempo de inatividade das aeronaves. -
Transformação digital
A LATAM tem apostado em soluções digitais, como check-in automático, carteira digital (LATAM Wallet), despacho expresso de bagagens e atendimento via WhatsApp. A empresa também estuda a implementação de biometria nos embarques.
Operações no Brasil e Expansão
Em 2024, a LATAM transportou mais de 35 milhões de passageiros e movimentou 144 mil toneladas de carga em voos para mais de 50 aeroportos nacionais. Atualmente, a empresa opera a maior malha da sua história no país, com 55 destinos atendidos no Brasil. No cenário internacional, mantém voos próprios para 90 destinos a partir do Brasil, número que faz da LATAM uma das companhias com maior conectividade entre o país e o exterior.
Desde 2021, a LATAM mantém a liderança no mercado doméstico e internacional brasileiro, segundo dados da ANAC, e segue sendo a companhia preferida pelos viajantes corporativos, de acordo com levantamento da Abracorp. Essa combinação de desempenho operacional, capilaridade e confiança do consumidor mostra que, mais do que voar, a LATAM tem investido em entregar uma experiência consistente e pontual para quem escolhe seus serviços.
Para Saber Mais
Para ler outras notícias que publicamos recentemente no Pontos pra Voar, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Não usamos inteligência artificial na geração de conteúdo do Pontos pra Voar. Os conteúdos são autorais e produzidos pelos nossos editores.





