A partir de 24 de julho de 2026, Edimburgo será a primeira cidade do Reino Unido a implementar uma taxa de turismo, cobrando 5% sobre o valor da hospedagem por até cinco noites consecutivas. A medida, já adotada em destinos como Veneza, busca financiar melhorias urbanas e preservar o patrimônio diante do aumento do fluxo de visitantes.
A partir de 24 de julho de 2026, viajantes e turistas que pernoitarem em Edimburgo, na Escócia, terão que pagar uma taxa adicional de 5% sobre o valor da acomodação. A cidade é a primeira do Reino Unido a adotar a medida de implementação de uma “taxa de turismo”.
Aprovada pelas autoridades locais, a taxa será aplicada a hotéis, pousadas, hostels, casa de hóspedes ou a qualquer outro tipo de acomodação que ofereça pernoite e estará limitado a uma cobrança de até cinco noites seguidas.
É preciso estar atento, pois todas as reservas feitas após o dia 1º de outubro deste ano, para viagens que comecem a partir da data anunciada, já terão a cobrança da nova taxa.
Projeto Antigo que Visa Melhorias
A taxa de turismo de Edimburgo já vinha sendo analisada pelas autoridades locais pelo menos desde 2018, mas só agora ganhou força com as discussões em torno da preservação ambiental e bem-estar das cidades.
Segundo o conselho municipal, todos os recursos arrecadados – que estão estimados entre 45 e 50 milhões de libras anuais até 2029 – serão destinados à melhorias de infraestrutura e manutenção de serviços, tanto utilizados por moradores como por turistas.
A ideia é que a quantia seja utilizada para fortalecer a economia de uma forma mais planejada e sustentável, mitigando os impactos do turismo e preservando construções históricas.
Sem Unanimidade
Segundo a Visit Scotland, em 2023, a capital escocesa recebeu cerca de 5 milhões de turistas que pernoitaram na região e injetaram 2,2 milhões de libras na economia local. Talvez por isso que a medida não tenha sido com total unanimidade.
Uma pesquisa da prefeitura mostrou que 62% dos visitantes eram contra a taxa ou achavam o valor excessivo. Entre moradores, 56% aprovaram a decisão, e empresários, 51%.
Seguindo a Onda
Apesar de ser a primeira cidade do Reino Unido a adotar uma taxa de turismo, Edimburgo seguiu os passos do que parece ser uma tendência mundial. Várias cidades, principalmente na Europa, já implementaram a medida, como é o caso de Veneza, na Itália, que cobra até 5 euros para turistas visitarem a cidade em datas especiais.
De acordo com as autoridades da cidade italiana, já há planos de estender os períodos de taxação para outras épocas do ano, devido ao grande sucesso da medida e das grandes arrecadações.
Além da Itália, mais de 60 destinos pelo mundo possuem algum tipo de taxa turística, o que inclui países como Grécia, Espanha, Tailândia, Japão, Nova Zelândia, entre outros.
Para Saber Mais
Para ler outras notícias que publicamos recentemente no Pontos pra Voar, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Não usamos inteligência artificial na geração de conteúdo do Pontos pra Voar. Os conteúdos são autorais e produzidos pelos nossos editores.





