A Korean Air vai lançar, nas próximas semanas, a sua primeira classe econômica premium. A companhia revelou detalhes sobre o produto, incluindo assentos, serviços e comodidades.
Disponibilidade da Econômica Premium nos Boeing 777
A Korean Air anunciou que lançará sua primeira classe econômica premium, com estreia a partir de meados de setembro de 2025, inicialmente em voos de curta e média distância a partir do hub de Seul Incheon (ICN).
Segundo a companhia, a nova cabine será instalada em 11 dos 25 Boeing 777-300ER da frota e depois passará a equipar alguns Airbus A350-900 que, no momento, estão sendo entregues sem a nova cabine. Além disso, a econômica premium também está prevista para os futuros Boeing 777-9, porém as aeronaves da família B787 não deverão recebê-la.
A estreia será nos 777-300ER reconfigurados, que também receberão a nova classe executiva estreada no 787-10. Com a instalação da econômica premium, a cabine de primeira classe (oito assentos em configuração 1-2-1) será removida das aeronaves da Korean Air, e a econômica passará de 3-3-3 para 3-4-3.

Nova Classe Econômica Premium
A estratégia da Korean Air chama atenção, já que a companhia não aplicará a econômica premium em todos os voos de longa distância. Isso pode dificultar a venda para passageiros que buscam o produto em toda a viagem. Além disso, a decisão de ter aeronaves com primeira classe ou econômica premium, mas não ambas, contrasta com a lógica de que mercados que sustentam primeira classe também poderiam demandar a nova classe intermediária.
A companhia ainda planeja lançar uma nova primeira classe no futuro e até ampliar sua oferta, mas, no momento, vai reduzir o número de assentos dessa cabine.
Detalhes da Nova Experiência
Nos Boeing 777-300ER, a econômica premium terá 40 assentos, em cinco fileiras, no layout 2-4-2. Haverá cerca de 50% mais espaço que na econômica tradicional, com pitch de 39 a 41 polegadas, um dos maiores da categoria no mercado.
Os assentos terão 19,5 polegadas de largura, reclinação de até 130 graus, descanso para pernas e pés, e encosto de cabeça ergonômico com laterais em formato de “asa” para maior privacidade. O sistema de entretenimento contará com telas 4K de 15,6 polegadas, maiores que as usadas anteriormente na executiva dos mesmos aviões.
Nos voos de longa distância, o serviço de bordo incluirá refeição completa em bandeja única, com prato principal, entrada e sobremesa retirados do menu da executiva, servidos em louça Armani/Casa. As bebidas, incluindo vinho, café e chá, serão as mesmas da executiva.
Os passageiros também terão benefícios em solo, como acesso aos balcões de check-in Morning Calm, despacho prioritário de bagagem e embarque com Sky Priority.
O Debate Sobre a Econômica Premium
A nova cabine posiciona-se entre a executiva e a econômica, focando no público de lazer premium, viajantes dispostos a pagar mais por conforto, mas que não justificam o investimento da executiva.
Embora a econômica premium seja apontada como produto eficiente e lucrativo por muitas companhias, nem todas a adotaram. O crescimento é expressivo em rotas transatlânticas e transpacíficas, especialmente entre companhias da América do Norte, Europa e parte da Ásia.
Ainda assim, nomes como Etihad e Qatar Airways não incorporaram a classe, enquanto a Emirates só começou a adotá-la recentemente. Já a Turkish Airlines chegou a remover o produto por questões de rentabilidade.
O lançamento da econômica premium pela Korean Air reforça a tendência global, mas com uma estratégia seletiva e cautelosa, diferente de outras companhias que apostam na padronização do produto em toda a frota.
Para Saber Mais
Para ler outras notícias que publicamos recentemente no Pontos pra Voar, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Não usamos inteligência artificial na geração de conteúdo do Pontos pra Voar. Os conteúdos são autorais e produzidos pelos nossos editores.





