A JetBlue agora permite bagagem de mão na tarifa Blue Basic, seu bilhete econômico básico, visando tornar a tarifa mais competitiva no mercado e atrair mais clientes. A mudança, acompanhada de outros benefícios como Wi-Fi e entretenimento gratuitos, posiciona a companhia como uma alternativa mais atraente frente a concorrentes nos hubs de Boston e Nova York.
A tarifa Blue Basic refere-se ao bilhete econômico básico da JetBlue, que até então incluía diversas restrições, tais como:
- Proibição de bagagem de mão de tamanho normal. Permitia-se apenas um item pessoal junto com o passageiro.
- Pontuação limitada de apenas 2 pontos por dólar gasto, ao invés de 6 pontos por dólar.
- Restrição para escolha de assentos gratuitos, sendo possível escolha apenas 24 horas antes do voo.
- Último grupo de embarque a ser chamado nos voos.
- Flexibilidade limitada para alterações no bilhete e aplicação de multa entre $100 e $200 por alteração.
Dentre as restrições mencionadas, talvez uma das principais e que mais impactavam os passageiros acaba de ser removida. Desde setembro, a JetBlue permite que passageiros viajando com tarifas Blue Basic levem consigo uma bagagem de mão de tamanho normal, além do item pessoal. A mudança vale para passagens já emitidas e para novas emissões a partir da data da mudança.
A JetBlue argumenta que essa mudança torna a Blue Basic mais competitiva em comparação as demais tarifas econômicas básicas no mercado. Além da mudança, a companhia aposta em outros diferenciais, como o maior espaço oferecido para as pernas na classe econômica entre as concorrentes norte americanas, Wi-Fi e entretenimento gratuitos nos voos, além de bebidas e lanches grátis.
Segundo o presidente da JetBlue, Marty St. George:
“As bagagens de mão são uma parte importante da viagem para os clientes, e quando comparados à escolha entre o serviço premiado da JetBlue e a oferta básica de outra companhia, queremos que a JetBlue seja a escolha fácil. Estamos sempre buscando maneiras de evoluir nossa oferta em resposta às preferências dos clientes. Isso é uma vitória para ambos os lados, pois melhoramos a experiência do cliente e mantemos a competitividade da JetBlue no mercado.”
“À medida que voar se torna mais barato e acessível para uma gama maior de clientes, uma oferta única já não funciona. Quer o cliente prefira mais benefícios inclusos ou compre com base apenas no preço, nossas opções de tarifas, junto com o nosso ótimo serviço a bordo, fazem da JetBlue a melhor escolha. Não importa a tarifa escolhida, sempre fornecemos informações claras e transparentes sobre o que está incluso.”
Objetivo é Conquistar Clientes
A JetBlue tem enfrentado dificuldades financeiras, muito embora a situação da companhia pareça estar melhorando. A mudança é uma aposta da empresa para atrair mais clientes e, com isso, aumentar sua receita. Permitir bagagens de mão nas tarifas econômicas básicas é uma estratégia interessante para escolha do cliente.
Considerando a concorrência e o mercado principal da companhia, Boston (BOS) e Nova York (JFK/LGA), a JetBlue busca superar principalmente a Delta, que oferece na sua tarifa básica bagagens de mão.
Além disso, há outras dinâmicas de mercado que tornam essa mudança lógica. Por exemplo, companhias aéreas de ultra-baixo custo (como Frontier Airlines e Spirit Airlines) reformularam completamente seus modelos de negócios, tornando suas tarifas mais parecidas com os das companhias tradicionais.
Neste sentido, a JetBlue vinha apresentando uma das tarifas de economia básica mais restritivas do mercado, pelo menos em comparação com as companhias tradicionais. A tarifa básica da United, agora, passa a ser uma das mais restritiva, pois não inclui bagagens de mão.
No entanto, a mudança também é vista como uma aposta, pois pressupõe que ao adicionar uma bagagem de mão às tarifas Blue Basic não irá fazer com que os clientes da companhia deixem de procurar o upgrade para a tarifa Blue.
Voando com Milhas na JetBlue
Clientes JetBlue podem acumular pontos TrueBlue com os seguintes parceiros aéreos: Etihad Airways, Hawaiian Airlines e Qatar Airways. A companhia é uma alternativa para voos de conexão dentro dos EUA.
Com informações de One Mile at a Time.
Para Saber Mais
Para ler outras notícias que publicamos recentemente no Pontos pra Voar, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Não usamos inteligência artificial na geração de conteúdo do Pontos pra Voar. Os conteúdos são autorais e produzidos pelos nossos editores.