Na última quarta-feira o primeiro-ministro do Japão, Fumio Kishida, anunciou que o país não exigirá mais o teste de PCR-RT para COVID para entrada no país.
A medida vale para aqueles já tenham tomado três doses de vacina e entra em vigor a partir do dia 07 de setembro. Até então ainda será necessário fazer um teste 72 horas antes de partir para o Japão.
Os principais beneficiados dessa medida são os japoneses que viajam ao exterior, uma vez que não precisarão mais do teste para retornar ao seu país. No entanto, para os turistas que desejam visitar o Japão, mesmo sem a exigência de teste existem outras restrições que impedem que a ilha retome os números de visitantes de antes da pandemia.
Quase todos os países já estão com suas fronteiras abertas a visitantes estrangeiros, com a eliminação das restrições de entrada. O Japão tem caminhado a passos lentos nessa direção. Grupos empresariais japoneses, norte-americanos e de outros países têm pedido para o país alinhar suas políticas de fronteira com outros países do G-7, o que até o momento não ocorreu.
Desde junho o país está aberto para visitantes estrangeiros de 98 países, dentre eles o Brasil. No entanto, entradas individuais não são permitidas e àqueles que querem visitar o país em viagens de lazer só podem entrar em grupos guiados através de agências credenciadas.
Apesar da cota diária estipulada pelo governo japonês ser de 20 mil visitantes por dia, esse número em julho foi em média 7900 visitantes/dia, um número bastante inferior à média de 100 mil visitantes que o Japão recebia diariamente em 2019 antes da pandemia.
Na mesma ocasião em que anunciou o fim da exigência do teste de Covid para entrada no Japão, Kishida disse que uma nova cota diária de turistas está sendo estudada para o mais cedo possível, no entanto não informou qual será o novo limite e nem se a exigência de estar em grupos guiados será mantida.
Aqueles que tiveram seus planos de conhecer a terra do sol nascente adiados por causa da pandemia e que não tem intenção de se submeter a exigência de uma viagem em grupo terão que aguardar mais um pouco.
E você tinha planos de ir para o Japão? Mudou o destino? Deixe aqui o seu comentário.
Para Saber Mais
Para ler outras notícias no Pontos pra Voar, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para maiores informações, consulte nossa Política de Privacidade.