Coliseu de Roma, Parque Arqueológico de Pompeia e Tumba de Julieta são alguns dos museus e parques arqueológicos da Itália que estão contemplados em novos projetos de entrada gratuita no segundo domingo do mês ou com preços estipulados em 1 euro.
A Itália tem promovido uma série de ações que tem atraído cada vez mais turistas aos museus. A primeira delas é um projeto “Domingo no Museu” que libera a entrada gratuita a estes locais, bem como parques arqueológicos, no primeiro domingo de cada mês.
Paralelamente a esse projeto, existe outro em cidades espalhadas pelo país, que oferecem preços acessíveis para visitas, em qualquer período do ano e dia da semana, e que contemplam empreendimentos históricos que devem estar no roteiro de qualquer turista.
Domingo no Museu
O projeto “Domingo no Museu” abrange todos os museus e parques arqueológicos estatais em todo o território italiano e já recebeu mais de 246,3 mil pessoas nas instituições, segundo o Ministério da Cultura do país. No último dia 2 de fevereiro – primeiro dia que o programa esteve em vigor – milhares de pessoas aproveitaram a entrada gratuita.
De acordo com o comunicado emitido pelas próprias instituições, o Coliseu de Roma lidera a lista com o maior número de visitantes: 16,6 mil turistas no Anfiteatro Flávio e 14,1 mil no Foro Romano e Palatino. O Pantheon vem logo em seguida, com 12,5 mil pessoas.
Já na região da Campânia, no sul da Itália, está o palácio barraco Reggia di Caserta, que recebeu 10.577 visitantes, superando a famosa Gallerie degli Uffizi em Florença, com 10.545. O Parque Arqueológico de Pompeia, também na mesma região, ficou em quinto lugar, com pouco mais de 10 mil turistas.
Apesar de abranger diversos lugares, é preciso estar atento ao fato de alguns deles podem exigir reservar ingressos com antecedência para ter a entrada garantida.
Verona Tem Museus a 1 Euro
No embalo do projeto do governo da Itália de oferecer entrada gratuita ou com preço acessível, a cidade de Verona anunciou um novo projeto que permite visitar os museus municipais pelo valor simbólico de 1 euro (R$ 6,09) no primeiro domingo de cada mês.
Algumas instituições históricas estão contempladas, sendo elas: Galeria de Arte Moderna Achille Forti; Museu Arqueológico do Teatro Romano; Museu dos Afrescos G.B. Cavalcaselle e Tumba de Julieta; Museu de Castelvecchio; Museu de História Natural; Museu Lapidario Maffeiano e Torre dei Lamberti.
A maioria das obras são do século 19 e início do 20, consideradas parte da história italiana. Além disso, visitar o túmulo de Julieta – um sárcofago de mármore vermelho que se encontra no antigo convento de San Francesco al Corso – remonta nas mentes mais apaixonadas à lenda do século 16 do sepultamento de dois amantes.
Importante destacar, no entanto, que a Casa de Julieta, da famosa história de amor de “Romeu e Julieta”, não faz parte do projeto.
Os turistas devem adquirir os ingressos com antecedência pelo site museiverona.com .
Para Saber Mais
Para ler outras notícias que publicamos recentemente no Pontos pra Voar, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Não usamos inteligência artificial na geração de conteúdo do Pontos pra Voar. Os conteúdos são autorais e produzidos pelos nossos editores.