A ITA Airways planeja sua expansão global e revela plano de desenvolvimento voltada para o mercado da América do Sul. A companhia aprovou recentemente seu novo Plano de Negócios para o período de 2026 a 2030.
Um dos destaques do plano é a intenção de ampliar a presença da companhia na América do Sul, com novas rotas partindo do hub de Roma Fiumicino. O projeto é ambicioso e se estrutura em três pilares: fortalecimento competitivo, desenvolvimento de rede e frota, e integração operacional com o Grupo Lufthansa.
Fortalecimento e Referência na Itália
A ITA quer se consolidar como a companhia aérea de referência da Itália. A empresa pretende se fortalecer a partir da ampliação de sua conectividade, qualidade de serviço, destacando-se pela eficiência, inovação e compromisso com a sustentabilidade. Além disso, a meta é atender tanto passageiros corporativos quanto turistas.
O plano prevê o aprimoramento da experiência de voo com foco em serviços de bordo e em solo mais inovadores e sustentáveis. A digitalização também será uma aliada importante para tornar os processos mais fluidos e confortáveis para os clientes.
Sandro Pappalardo, presidente do Conselho de Administração, declarou que o novo plano guiará e garantirá o desenvolvimento da companhia nos próximos cinco anos, e reforçou o papel relevante da ITA para o sistema econômico da Itália. Segundo o CEO Joerg Eberhart também destaca:
“Com a expansão da nossa rede, a adoção de tecnologias de ponta, parcerias com grandes players globais e nosso compromisso com a excelência no serviço, seremos capazes, até 2030, de trazer cada vez mais passageiros – partindo e chegando à Itália – para escolher a ITA Airways.”
Expansão de Rotas e Frota
A grande aposta da companhia será a ampliação dos voos de longa distância. O foco principal estará em novos destinos na América do Norte, Ásia, África e, especialmente, América do Sul.
A inclusão da América do Sul como prioridade no plano de rotas da ITA Airways indica uma nova fase na disputa por passageiros no Atlântico Sul. Ainda sem destinos específicos anunciados, a expectativa gira em torno de grandes mercados como Brasil e Argentina, que historicamente mantêm laços culturais e comerciais com a Itália.
A ITA planeja abrir concorrência com a TAP e Ibéria, que vem se consolidando cada vez mais nas Américas. A companhia espanhola, por exemplo, apresenta um crescimento constante em rotas e operações em diferentes destinos na América do Sul. O Brasil, inclusive, tem sido um dos mercados que mais contribuem para o sucesso desta expansão.
Para dar suporte a essa expansão, a ITA adotará um plano progressivo de renovação de frota. A partir de 2026, será incorporada uma nova aeronave de longo alcance por ano. Até 2030, a frota será quase inteiramente composta por aviões de nova geração, mais eficientes e com menor impacto ambiental, mantendo uma média de cerca de 100 aeronaves.
Parceria Grupo Lufthansa e Integração à Star Alliance
Outro eixo central do plano é a crescente integração da ITA Airways ao Grupo Lufthansa, que permitirá aproveitar sinergias operacionais e comerciais significativas. Essa aliança deverá resultar em maior competitividade, acesso facilitado a novos mercados e inovação constante nos serviços.
Cultura Corporativa e Desenvolvimento Interno
A partir de 2026, a ITA também implementará um programa de crescimento e valorização interna da equipe, acompanhando a expansão da frota e da malha aérea. A meta é fortalecer o senso de pertencimento e construir uma cultura organizacional alinhada aos objetivos estratégicos de longo prazo.
Para Saber Mais
Para ler outras notícias que publicamos recentemente no Pontos pra Voar, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Não usamos inteligência artificial na geração de conteúdo do Pontos pra Voar. Os conteúdos são autorais e produzidos pelos nossos editores.





