Temos visto cenas dos enormes incêndios florestais que vêm ocorrendo na Grécia neste verão. Além de todo o prejuízo, eles podem também impactar o turismo.
Devido às altas temperaturas que a Grécia vem enfrentado, os incêndios têm aumentado e se alastrado e estão cada vez mais perto da capital, Atenas. E justamente agora, em meio à alta temporada turística. Isso tem acendido uma luz vermelha para as agências de turismo, assim como para os viajantes no geral.
A situação ficou tão séria que na segunda-feira o governo grego não somente pediu, mas ordenou que cerca de 25 cidades e subúrbios localizados próximos à capital Atenas fossem evacuados. A Embaixada dos Estados Unidos chegou a enviar um alerta de desastre natural aos cidadãos americanos em viagem ao país.
As operadoras de Turismo estão em alerta redobrado monitorando a situação e uma delas cegou até a cancelar suas viagens programadas afirmando que:
A segurança é nossa prioridade e até o momento cancelamos apenas uma excursão com 6 pessoas.
As empresas G Adventures e Intrepid Travel até agora não identificaram impactos em suas viagens e passeios. Matt Berna, presidente das Américas da Intrepid Travel afirmou que:
As operadoras estarão prontas para alterar as excursões, se necessário, mas, até o momento, os grupos programados para chegar a Atenas na próxima semana continuarão.
Estes terríveis incêndios tiveram início na parte nordeste de Atenas no domingo passado. Diversas casas e empresas foram atingidas, deixando um saldo de pelo menos 15 feridos, além de lançar cinzas e fumaça sobre a capital. Conforme a emissora de televisão local ERT, as chamas já avançaram mais de 30 quilômetros e chegaram a atingir mais de 24 metros de altura.
A Grécia tem recebido ajuda de diversas estados-membros da União Europeia, tanto por via aérea como terrestre, no intuito de ajudar o país a conter estes incêndios.
Especialmente este ano, a Grécia tem sido um dos destinos mais escolhidos pelos turistas. No primeiro semestre de 2024 o país recebeu 20% a mais de chegadas internacionais comparando-se aos níveis de 2019 – é o que informou a European Travel Comission, Comissão Europeia de Viagens. Já no ano de 2023 a Grécia registrou 32,7 milhões de chegadas internacionais.
A origem destes incêndios devastadores que têm atingido o país são, ao contrário do que muitos ignoram, as mudanças climáticas com a elevação das condições secas e quentes. O verão de 2023 foi um dos mais secos e quentes já registrados em toda a história. A Acrópole chegou a fechar temporariamente e ao menos cinco turistas infelizmente acabaram morrendo.
Uma das formas que o governo grego encontrou para apoiar os esforços de socorro a estes desastres foi substituir seu imposto hoteleiro, no período de março e outubro, pela Taxa de Resiliência Climática. Esta taxa é aplicada quando os turistas fazem seu check-in e varia entre um 1,5 a 4 euros por noite, a depender da classificação oficial do estabelecimento. Esta mudança foi realizada com o objetivo de arrecadar fundos para os projetos de reconstrução e foi estabelecida em conformidade com um sistema de pagamento em camadas criado pelo governo.
Com informações do portal Skift.
Para Saber Mais
Para ler outras notícias que publicamos recentemente no Pontos pra Voar, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Não usamos inteligência artificial na geração de conteúdo do Pontos pra Voar. Os conteúdos são autorais e produzidos pelos nossos editores.