A prefeitura da Ilha de Capri, na Itália, aprovou novas normas para combater o turismo de massa, limitando grupos a 40 pessoas por guia. As regras incluem o uso obrigatório de fones de ouvido para grupos acima de 20 integrantes e diretrizes para manter os visitantes compactos em áreas críticas. Com um fluxo que chega a 50 mil turistas por dia no verão, a medida visa restaurar a habitabilidade e preservar atrações icônicas como a Gruta Azul.
A prefeitura da Ilha de Capri, no sul da Itália, anunciou novas medidas para conter o fluxo intenso de turistas que assolaram o local nos últimos anos. Uma delas diz que, a partir de agora, os guias turísticos só poderão trazer à ilha cerca de 40 pessoas por dia, cada um.
O anúncio visa combater o efeito do turismo de massa na região, e foi elaborado pela Prefeitura em parceria com a Polícia Municipal. O projeto foi aprovado por unanimidade pela Câmara italiana.
Outras medidas
Além de limitar a 40 turistas por guia, grupos que tiverem mais de 20 visitantes devem usar fones de ouvido para ouvir as explicações sobre a Ilha de Capri. O guia turístico, por sua vez, deverá estar identificado de modo que seja facilmente localizado por todos aqueles que o acompanham.
Isso porque o responsável também deverá garantir que o grupo permaneça junto, compacto e seguro, durante o passeio, evitando assim que eles ocupem todo o espaço disponível na área em que estiverem presentes.
Capri recebe quase 50 mil turistas por dia durante o verão
A nova medida mantém grupos organizados e é uma ferramenta essencial para descongestionar áreas críticas como a Piazza Umberto I e as docas da Marina Grande, restaurando o espaço adequado para os passeios, conforme disse Lorenzo Coppola, presidente da Associação Italiana de Hotéis e Turismo (Federalberghi).
“As novas regras são um ato de responsabilidade que reflete a visão de uma ilha finalmente mais habitável”, afirmou Coppola.
O objetivo das novas medidas aplicadas imediatamente é desafogar a ilha já no próximo verão europeu – época em que a ilha chega a receber até 50 mil turistas por dia! A poucos quilômetros do continente, a Ilha de Capri está localizada no Golfo de Nápoles e é mundialmente famosa por sua história e belezas naturais.
Entre as principais atrações visitadas está a Gruta Azul, uma caverna marinha, que sofre com excesso de embarcações que a visitam para contemplar sua beleza. Como a entrada da gruta é pequena, são necessários barcos menores para atravessá-la, prejudicando a região.
Para Saber Mais
Para ler outros notícias que publicamos recentemente, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Não usamos inteligência artificial na geração de conteúdo do Pontos pra Voar. Os conteúdos são autorais e produzidos pelos nossos editores.




