A Iberia se tornou a primeira companhia aérea a operar rotas transoceânicas com o Airbus A321XLR, uma aeronave de corredor único projetada para voos de longa distância, com o maior alcance no mercado atualmente.
O voo inaugural partiu do Aeroporto de Madrid com destino ao Aeroporto de Boston, nos Estados Unidos, no último dia 14 de novembro, marcando um avanço significativo na indústria da aviação.
Sobre o Airbus A321XLR
O Airbus A321XLR é uma aeronave inovadora no segmento de corredor único (narrow body), com um tanque de combustível ampliado que oferece capacidade adicional de 16.000 litros, permitindo voos de até 11 horas (4.700 milhas náuticas / 8.704,4 km) sem escalas. O A321XLR da Iberia começou a realizar voos de familiarização para tripulações em destinos europeus no início de novembro de 2024.
Com essa nova aeronave, a companhia não apenas moderniza sua frota, mas reforça seu compromisso com a sustentabilidade, eficiência e uma experiência de voo premium para os passageiros.
Rotas e Expansão da Frota
A Iberia inicia suas operações transoceânicas com o Airbus A321XLR nas rotas entre Madrid e as cidades americanas de Boston e Washington DC.
A companhia já planeja incorporar mais sete aeronaves deste modelo nos próximos meses, ampliando sua frota de longa distância e explorando novos mercados globais.
Experiência a Bordo
O A321XLR oferece níveis de conforto similares aos de aeronaves de fuselagem larga (widebody), como o A330 e o A350, com foco em tecnologia, privacidade e comodidade: A aeronave possui capacidade para 182 assentos, divididos entre Classe Executiva (14 assentos) e Econômica. Confira alguns detalhes destacados:
- Business Class: assentos ‘full flat’, que se transformam em camas, equipados com telas de 18,5 polegadas, conectividade Bluetooth e sistema de entretenimento de última geração.
- Economy: assentos com portas USB tipo A e C para carregamento de dispositivos e compartimentos de bagagem 60% mais amplos.
Além disso, a aeronave ainda conta com sistema de Wi-Fi gratuito para envio de mensagens durante todo o voo. A Iluminação possui modos ajustáveis para maior conforto.
Para a alimentação, o A321 XLR está equipado com equipamentos para aquecimento de pães e comidas, além de cafeteiras expressas de alta velocidade. Os banheiros possuem superfícies antibacterianas e torneiras com sensores, promovendo maior higiene e segurança aos passageiros.
Sustentabilidade e Eficiência para Longas Distâncias
Segundo o CEO da Iberia, Marco Sansavini, o Airbus A321XLR representa uma revolução no setor aéreo. O executivo também destacou a possibilidade de operar rotas como Madrid a Washington-Dulles (IAD) durante todo o ano, mostrando o potencial da aeronave para novas oportunidades.
“Esta aeronave é uma virada de jogo, permitindo serviços de longa distância com um consumo de combustível por assento 30% menor do que aeronaves widebody.”
Iberia A321XLR no Brasil
Segundo divulgado recentemente, a Iberia tem planos de utlizar os Airbus A321XLR para abrir novos voos para o Nordeste brasileiro, mais especificamente, Recife e Fortaleza, em 2025. Datas e frequências semanais não foram anunciadas ainda. Mas, certamente será uma notícia muito boa para a região.
Para Saber Mais
Para ler outras notícias que publicamos recentemente no Pontos pra Voar, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Não usamos inteligência artificial na geração de conteúdo do Pontos pra Voar. Os conteúdos são autorais e produzidos pelos nossos editores.