O namoro da Iberia com a Air Europa, que começou bem antes da pandemia da covid-19, parece ter chegado ao altar. De acordo com diferentes fontes de informação a Iberia efetivou a compra da Air Europa por €500 milhões e ainda terá até 2026 para pagar a conta.
Levando-se em conta quando as negociações começaram em 2019, o grupo IAG que é dono da British Airways e Iberia, conseguiu um desconto de 50% em relação aos valores inicialmente discutidos. Sem dúvida, um belo negócio!
Segundo o site NewsAvia a aprovação do negócio aconteceu no dia 16 de dezembro. Antes da pandemia da covid-19 muitos acreditavam que as autoridades espanholas e europeias dificilmente aprovariam a transação, dada a posição dominante que o grupo IAG assumiria no aeroporto de Madri.
No entanto, com a rápida mudança no cenário mundial de aviação, a compra passou a ser vista como a solução de um problema, pois o futuro da Air Europa ficou bastante incerto. Para a IAG, a compra representa a oportunidade de fazer do Aeroporto de Madri o 5º maior hub europeu, atrás de Amsterdam, Paris, Londres e Frankfurt.
O objetivo da IAG em 2019 era manter ambas as marcas, porém agora a decisão pode ser outra e talvez a Air Europa venha a desaparecer no futuro.
Impacto no Brasil
Em termos de sobreposição de rotas, apenas a cidade de São Paulo recebe voos de ambas as empresas. Enquanto o Rio de Janeiro recebe voos apenas da Iberia, Salvador e Recife (que ainda seria lançado) recebem voos da Air Europa.
Uma vez passada a crise da covid-19 e se os planos e rotas forem mantidos, talvez o Brasil passe a receber voos da Iberia – Air Europa em quatro cidades diferentes. Obviamente, neste momento isso é apenas especulação da minha parte e só o tempo dirá.
E o que vocês acharam dessa notícia da compra da Air Europa pela Iberia?