A reestruturação do turismo gaúcho será um processo longo e doloroso para todos os envolvidos. Segundo estudo divulgado pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis no Rio Grande do Sul (ABIH-RS), o prejuízo pode chegar à R$1,7 bilhão considerando as operações fechadas e as viagens de lazer e negócio que deixam de acontecer em razão da enchente.
O estudo conseguiu identificar 70 hotéis com as atividades interrompidas, sendo metade deles apenas na cidade de Porto Alegre.
“Tem voltado a operar, em média, um por dia. Pode ser que não ocorram muitas demissões porque o setor estava contratando, mas donos de hotéis terão que pegar empréstimos para manter operação. O setor perdeu, em um mês, 70% do público”, afirmou José Justo, diretor-executivo da ABIH-RS
A falta de hóspedes em geral também tem impactado certa de 1.500 hotéis e pousadas em todo o estado. A capital Porto Alegre e a cidade de Caxias do Sul representam 40% da movimentação hoteleira e Gramado, um dos principais destinos no inverno brasileiro, terá a sua temporada bastante comprometida.
Um dos pedidos do setor é o Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (Perse), voltado à região, zerando impostos federais e disponibilizando crédito.
Ajude o Rio Grande do Sul
Confira neste artigo como realizar a sua contribuição.
Artigos Sobre o Rio Grande do Sul
- Aeroporto de Porto Alegre fechado até o final de maio
- Ministro de Portos e Aeroportos anuncia plano emergencial para aumentar voos para o Rio Grande do Sul
- Foi impactado pelas chuvas no Rio Grande Sul? Saiba o que fazer com suas reservas de avião, carro e hotel
- Como doar para as vítimas desta terrível tragédia que atinge o Rio Grande do Sul?
- Governo Federal anuncia operações de voos comerciais na Base Aérea de Canoas
- Ministério anuncia malha aérea emergencial para o Rio Grande do Sul
Para Saber Mais
Para ler outras notícias que publicamos recentemente no Pontos pra Voar, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto.