Desde 8 de janeiro, o Reino Unido exige a Autorização Eletrônica de Viagem, ETA, para viajantes de países isentos de visto, incluindo brasileiros. O pedido deve ser feito online ou pelo aplicativo oficial, custando 10 euros, e pode levar até três dias úteis para aprovação. Embora facilite o acesso, o ETA não garante entrada no país, sujeita à imigração.
Quem está pensando em visitar o Reino Unido nos próximos meses precisa ficar atento ao ETA, uma autorização Eletrônica de Viagem que é obrigatória para entrar nos países que compõem a união (Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte) desde o dia 8 de janeiro deste ano.
A regra, que se aplica a todos os tipos de passaportes e abrange viajantes de qualquer país de fora da União Europeia com isenção de visto, deu o que falar. Mas, gostemos ou não, a exigência já está em vigor e vamos mostrar neste artigo como tirar o documento e responder às principais dúvidas que cercam os viajantes.
Como Tirar o ETA para o Reino Unido
Para solicitar o documento é bem simples:
- Fazer o pedido pelo aplicativo oficial que já está disponível ou pelo site do governo britânico;
- Faça o upload ou tire uma foto do passaporte. Certifique-se de incluir a imagem e as duas linhas de números e letras na parte inferior;
- Carregue uma foto de seu passaporte recente ou tire uma foto usando a câmera do seu dispositivo. O arquivo precisa ser em JPG e crianças de até 9 anos não precisam tirar;
- Preencha as informações solicitadas: dados pessoais, detalhes do passaporte e do emprego, endereço residencial e informações para contato
- Responda às perguntas de segurança e elegibilidade: isso inclui responder sobre antecedentes criminais, participações em grupos ilegais ou ofensas de imigração anteriores;
- Pagar a taxa de 10 euros (que equivale na cotação de hoje a R$ 60) com cartão de débito, crédito, Google Pay ou Apple Pay
Revise todas as informações e verifique se estão corretas já que uma vez solicitado o pedido não poderá mais ser alterado! A resposta deve vir em aproximadamente três dias úteis.
Pedido Recusado
O fato do ETA ter sido negado não significa que o viajante não possa tentar novamente. Basta refazer o processo e pagar a taxa. No entanto, é interessante que isso só seja feito se for informado o motivo da negativa inicial para que não se cometa o mesmo erro.
Além disso, o viajante ainda poderá obter um visto apropriado para o Reino Unido – de visitante padrão, de trabalho temporário ou de trânsito. Mas, como estes costumam demorar mais tempo, o turista precisa estar atento à data de sua viagem.
O ETA Garante a Entrada no Reino Unido?
A resposta é não. Todos os viajantes ainda devem apresentar seus documentos no controle imigratório ou apresentar comprovante de passagem posterior, se solicitado. Ou seja, mesmo com o ETA válido, a entrada poderá ser recusada se houver alguma inconsistência no controle da fronteira.
Em caso de liberação, o viajante terá acesso livre aos quatro países que fazem parte do Reino Unido.
Meios e Finalidades de Viagens que Exigem o ETA
O ETA é válido para as seguintes finalidades de viagens para o Reino Unido:
- Estadia de curto prazo para turismo, visita a amigos ou familiares, tratamentos médicos e atividades comerciais;
- Estadia de curto prazo de até 90 dias, com a concessão de visto de trabalhador;
- Transitar pelo Reino Unido, em caso de conexões longas onde o turista planeje passear pelo país.
A medida vale para qualquer meio de transporte utilizado pelo visitante para entrar nos países, seja avião, trem ou navio.
O ETA Serve para Outros Países Europeus?
O ETA é de exclusividade para o Reino Unido, portanto, para viajantes que desejam visitar outros países da Europa, como a Irlanda, eles devem consultar as regras para entrada nos sites dos órgãos oficiais.
Crianças Precisarão Emitir o Documento?
Crianças e bebês estão incluídos na exigência para tirar o ETA, portanto, pais e responsáveis devem solicitar o documento em seu nome.
Validade do ETA
Lembrando que a validade do ETA é de dois anos ou até o vencimento do seu passaporte, o que ocorrer primeiro. Durante esse período o viajante poderá entrar no Reino Unido quantas vezes quiser, desde que a estadia não ultrapasse seis meses.
Para Saber Mais
Para ler outras notícias que publicamos recentemente no Pontos pra Voar, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Não usamos inteligência artificial na geração de conteúdo do Pontos pra Voar. Os conteúdos são autorais e produzidos pelos nossos editores.