Após recuar da tentativa de aquisição da Air Europa devido a entraves regulatórios, o International Airlines Group (IAG), que controla companhias como a British Airways e a Iberia, agora foca na TAP Air Portugal. O grupo, com sede em Madri, enxerga a aquisição da TAP como essencial para ampliar sua influência nas Américas Latina e do Sul, complementando os planos inicialmente destinados à Air Europa.
A TAP Air Portugal representa uma opção mais viável para o IAG devido à sua situação financeira conturbada e ao controle governamental que necessita ser desfecho para revitalizar a companhia. Antes da pandemia, a TAP passava por uma tentativa de reestruturação por David Neeleman, que acabou se afastando antes que a crise global exacerbasse os problemas existentes.
As negociações para a venda da TAP foram postergadas por causa de escândalos financeiros envolvendo figuras do governo, mas há expectativas de que sejam retomadas. A situação precária da TAP e a urgência em desvinculá-la do controle estatal podem facilitar a aprovação regulatória para a aquisição pelo IAG, diferentemente do cenário com a Air Europa, onde preocupações antitruste foram decisivas.
Além do IAG, o grupo Air France-KLM também mostrou interesse na TAP, prometendo uma disputa pelo controle da companhia aérea portuguesa. Se concretizada, a aquisição da TAP pelo IAG poderia não apenas consolidar sua presença na Europa como também fortalecer significativamente sua operação transatlântica, utilizando Lisboa como um hub estratégico vital.
Para Saber Mais
Para ler outras notícias que publicamos recentemente no Pontos pra Voar, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Não usamos inteligência artificial na geração de conteúdo do Pontos pra Voar. Os conteúdos são autorais e produzidos pelos nossos editores.