O grupo Air France-KLM demonstrou, mais uma vez, interesse na compra da TAP Air Portugal. A estatal portuguesa está em fase preliminar de privatização que poderá ser total ou parcial.
Ben Smith, CEO do grupo Air France-KLM confirmou o interesse do grupo na compra da TAP e destacou que a grande presença da companhia portuguesa no Brasil é um fator chave, segundo suas palavras, em entrevista coletiva:
“Achamos a rede da TAP no Brasil extremamente poderosa para nós.”
Atualmente, a TAP opera voos para mais de 10 destinos no Brasil saindo do Aeroporto de Lisboa (LIS) e vice versa. Por outro lado, a Air France-KLM atende três aeroportos do Brasil – São Paulo, Rio de Janeiro e Fortaleza.
Após alcançar 82% dos voos do período pré-pandemia em 2022, a aviação brasileira caminha para uma recuperação total. Dos quase 98 milhões de passageiros do ano passado, 15,62 milhões eram viajantes internacionais, sendo desses 1,59 milhão voando pela TAP, que ficou atrás somente da LATAM Brasil com 2,49 milhões de passageiros.
No entanto o caminho não está livre para o grupo franco holandês, já que Lufthansa e IAG também estão interessados. Mas, para a infelicidade dos pretendentes, assim como aconteceu com a ITA Airways (antinga Alitalia), o processo de privatização da TAP pode ter um longo caminho.
Mesmo um consórcio incluindo a Air France-KLM e a Delta Air Lines ter um acordo de direitos exclusivos de negociação para aquisição da ITA, o negócio não foi fechado. Ao que tudo indica as negociações estão se encaminhando para um acordo com a Lufthansa. Por outro lado a IAG está em negociação avançada para aquisição da Air Europa. Ou seja, os três principais grupos de aviação da Europa seguem se movimentando o tempo todo.
Como o Grupo Air France-KLM recebeu forte ajuda financeira dos governos francês e holandês durante a pandemia de COVID, não foi legalmente autorizado a adquirir participações significativas em outras companhias aéreas. Conforme relatado pela FlightGlobal, o grupo de companhias aéreas espera sair das restrições até abril por meio de medidas de refinanciamento que abririam caminho para aquisições no mercado.
Durante a reunião de apresentação de resultados, Ben Smithdisse:
“Estamos muito satisfeitos com a remoção das restrições e assim podemos negociar com confiança e mais legitimidade com quaisquer oportunidades que se apresentem.”
A Air France-KLM também revelou que voltou a ter lucro no ano de 2022, com um lucro líquido de 728 milhões de euros e um aumento de 84% na receita em relação a 2021.
HT: Simple Flying
Para Saber Mais
Para ler outras notícias sobre empresas aéreas que publicamos recentemente no Pontos pra Voar, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.