O sindicato alemão Verdi, convocou para esta sexta-feira uma greve de funcionários de diversos aeroportos da Alemanha, forçando cancelamento de centenas de voos. A greve está prevista para começar após a meia-noite de sexta-feira, 17 de fevereiro e se estenderá até a manhã de sábado. De acordo com o sindicato haverá paralização nos aeroportos de Frankfurt, Munique, Stuttgart, Hamburgo, Dortmund, Hanover e Bremen.
A paralisação será de trabalhadores de várias áreas dos aeroportos, incluindo pessoal de segurança, carregadores de bagagem, motoristas de rebocadores, agentes de check-in e engenheiros que reivindicam reposição salarial. A greve é uma advertência que antecede uma segunda rodada de negociações entre o sindicato e os empregadores dos aeroportos, marcada para os dias 22 e 23 de fevereiro. A reivindicação é um reajuste salarial de 10,5% como reposição dos altos índices de inflação na Europa.
Apesar da paralização a presidente do sindicato Verdi, Christine Behle informou que voos com entregas para Turquia e a Síria não serão afetados e muitos desses estão sendo desviadas para Mainz.
Segundo a Associação Alemã de Aeroportos, são esperados mais de 2.000 cancelamentos de voos domésticos e internacionais. Os aeroportos de Frankfurt, Munique e Stuttgart já anunciaram a suspensão total das operações. A operadora do aeroporto de Frankfurt, a Fraport AG, solicitou aos passageiros que evitem ir para o aeroporto nessa data.
A Lufthansa que tem seus dois principais hubs em Frankfurt e Munique deverá ser a empresa mais afetada pela paralisação e informou que cerca de 1.200 de seus voos nesses aeroportos serão cancelados.
A companhia aérea já começou a cancelar vários voos e a greve não poderia vir em pior hora, uma vez que muitos passageiros foram afetados pelas consequências de uma grande interrupção no sistema de TI da Lufthansa que prejudicou vários de seus voos na última quarta-feira. A companhia solicitou que seus passageiros verifiquem com frequência o status de seus voos antes de se deslocar para o aeroporto.
Em um comunicado, a Lufthansa informou que nos casos de cancelamento os voos serão reagendados automaticamente e gratuitamente e que o passageiro será informado através do celular fornecido na reserva ou poderá verificar as alterações diretamente na sua reserva.
Em caso de voos remarcados para o dia seguinte a companhia aérea informou ainda será providenciada hospedagem. Se o passageiro preferir, poderá fazer a reserva no hotel e enviar os comprovantes de gastos com diária, transporte entre o aeroporto e o hotel e refeições para reembolso.
Mais informações sobre as providencias da Lufthansa em caso de cancelamento você encontra neste link.
Voos Saindo ou Chegando no Brasil
Atualmente tanto Lufthansa quando a Latam têm voos diários para Frankfurt que deverão ser afetadas pela paralização. Os passageiros que tem voos tanto de ida quanto de volta de Frankfurt ou outros aeroportos da Alemanha nesta data deverão checar suas reservas e procurar as companhias aéreas para solicitar sua realocação em outros voos ou quaisquer outras providências necessárias.
Para Saber Mais
Para ler outras notícias que publicamos recentemente no Pontos pra Voar, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.