Desde 1º de julho, visitantes que chegam de cruzeiro em Santorini e Mykonos, na Grécia, passaram a pagar uma taxa de até 20 euros para desembarcar. Os valores variam conforme a temporada e também se aplicam a outras ilhas menores do Mar Egeu. A medida visa conter o turismo excessivo e financiar melhorias nas ilhas mais populares da Grécia.
Desde o dia 1° de julho, turistas que chegam de cruzeiro à em Santorini, na Grécia, terão que pagar 20 euros (cerca de R$ 125 reais na cotação atual), para desembarcar na ilha.
A medida faz parte de mais uma das iniciativas de países europeus para conter o turismo de massa na região – e claro, arrecadar dinheiro para a manutenção e modernização de infraestruturas da ilha.
Santorini é uma das ilhas do Mar Egeu que possui cerca de 15 mil habitantes e que vem sofrendo com as constantes transformações causadas por um turismo excessivo. Por ano, segundo estimativas locais, a região atrai cerca de 2 milhões de viajantes.
Valor Vai Sofrer Alterações Conforme a Temporada e Será Aplicado em Outras Ilhas
O governo da Grécia já havia informado a respeito da cobrança da nova taxa, não só em Santorini como também Mykonos e outras ilhas menores. O que acontece, na prática, é que o valor será diferente para cada uma delas e também por temporada.
Entre os dias 1 de julho até 30 de setembro, o valor segue sendo de 20 euros, por passageiro, em Mykonos e Santorini, e de 5 euros nas demais ilhas. Depois cairá para 12 euros e 3 euros em outubro e 4 euros e 1 euro de novembro a março, respectivamente. Posteriormente, conforme se aproxima novamente da alta temporada, a taxa volta a subir.
Com isso, o país espera arrecadar 50 milhões de euros (R$ 321 milhões) por ano com este imposto e utilizar para melhorias locais.
Segundo o Banco da Grécia, em 2024, foi registrado um novo aumento no número de turistas na Grécia, com 40,7 milhões de visitantes – um crescimento de 12,8% em relação a 2023. E o setor de cruzeiros está em plena expansão, com receitas 22,4% maiores em 2024 em comparação ao ano anterior.
Ainda segundo as autoridades, os operadores de cruzeiro poderão pagar a taxa inicialmente e repassar ao preço dos bilhetes. Por isso, fique de olho caso você, viajante, pretenda dar uma passadinha por lá e fique preparado caso tenha que pagar a nova taxa.
Para Saber Mais
Para ler outras notícias que publicamos recentemente no Pontos pra Voar, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Não usamos inteligência artificial na geração de conteúdo do Pontos pra Voar. Os conteúdos são autorais e produzidos pelos nossos editores.





