Depois de muitas idas e vindas, finalmente o governo do Estado de São Paulo seguirá adiante com o plano de privatização dos aeroportos estaduais. Ontem, dia 15 de abril, foi anunciada a data do leilão de 22 aeroportos regionais.
Os aeroportos a serem transferidos para a iniciativa privada foram divididos em dois blocos, tempo os aeródromos de São José do Rio Preto e Ribeirão Preto como os mais cobiçados em cada um dos blocos.
O bloco Noroeste inclui os seguintes aeroportos:
- Andradina
- Araçatuba
- Assis
- Avaré
- Barretos
- Dracena
- Penápolis
- Presidente Epitácio
- Presidente Prudente
- São José do Rio Preto
- Tupã
- Votuporanga
Já o bloco Sudeste inclui os seguintes aeródromos:
- Araraquara
- Bauru / Arealva
- Franca
- Guaratinguetá
- Marília
- Registro
- Ribeirão Preto
- São Carlos
- São Manuel
- Sorocaba
Leilão dos Aeroportos Estaduais de São Paulo
A data do leilão foi marcada para o dia 15 de junho e, pelas contas do governo, esses aeroportos necessitarão de um investimento de mais de R$ 447 milhões por parte da iniciativa privada.
Segundo o governo paulista, dos 22 aeroportos a serem leiloados, seis deles já contam com serviços de aviação comercial regular e 13 tem potencial de se desenvolver como novas rotas regulares durante a concessão.
Os dois grupos de aeroportos, Noroeste e Sudeste, movimentam atualmente 2,4 milhões de passageiros por ano, considerando embarques e desembarques. Estimativas técnicas apontam crescimento significativo dessa movimentação, considerando a realização de investimentos e o fomento à aviação regional, com mais de 8 milhões de passageiros por ano ao longo dos 30 anos de contrato de concessão.
O edital do leilão de concessão dos aeroportos regionais do Estado de São Paulo à iniciativa privada prevê a prestação dos serviços públicos de operação, manutenção, exploração e ampliação da infraestrutura aeroportuária estadual, que está atualmente sob gestão e operação do Daesp (Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo). A ARTESP passa a ser agência reguladora do contrato de concessão.
Para Saber Mais
Neste link você pode ler outras notícias em nosso site.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?