O Ministério do Turismo anunciou o lançamento do Plano Nacional do Turismo (PNT) 2024-2027, apresentado pelo ministro Celso Sabino durante a 8ª edição do Salão do Turismo: Conheça o Brasil em agosto no Rio de Janeiro. O documento define as metas para o setor no país aumentando o número total de viagens realizadas, além do número de estrangeiros visitando o país e a receita gerada com eles.
“Temos o compromisso de alcançar a marca de 10 milhões de visitantes estrangeiros e, se mantivermos os bons resultados registrados neste ano, não tenho dúvida de que atingiremos esse objetivo”, declarou o ministro do Turismo, Celso Sabino.
Entre os princípios estabelecidos pelo PNT são cooperação e regionalização, desenvolvimento e inserção produtiva de pessoas, sustentabilidade, inovação e transformação digital, além da democratização do acesso ao turismo. O principal objetivo é posicionar o Brasil como “destino incomparável, seguro, inclusivo, sustentável, inovador e referência em experiências únicas e memoráveis”.
“A retomada e a intensificação do diálogo com os diferentes setores da vida nacional são premissas do governo do presidente Lula, e isso se traduz em atitudes como a reinstalação e a ampliação da participação social no CNT, promovidas recentemente. O PNT não é um plano do Ministério do Turismo, é uma orientação para todos – órgãos públicos e iniciativa privada. É um plano para o Brasil, a ser implementado por todos!”, declarou o ministro Celso Sabino.
Entre as tendências observadas para os próximos anos no setor está o afroturismo, o turismo regenerativo, nomadismo digital, experiências gastronômicas, e turismo de esportes e musical.
Por último, o Plano Nacional do Turismo também alterou a denominação dos municípios que integram as regiões turísticas do Mapa do Turismo Brasileiro. Agora os locais passam a ser integrar três categorias: municípios turísticos, municípios com oferta turística complementar e municípios de apoio ao turismo.
O primeiro deles é utilizado para aquelas regiões que concentram a maior parte dos visitantes e possui as principais atrações e serviços turísticos, enquanto as outras duas nomenclaturas são utilizadas para municípios que dão apoio às principais regiões.
Com informações do Ministério do Turismo
Para Saber Mais
Para ler outras notícias que publicamos recentemente, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Não usamos inteligência artificial na geração de conteúdo do Pontos pra Voar. Os conteúdos são autorais e produzidos pelos nossos editores.