O Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, irá receber investimentos de R$ 400 milhões destinado à sua modernização e melhorias até 2027.
O anúncio foi feito pelo Ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, juntamente com o presidente da Infraero, Rogério Barzellay, no começco de setembro. Este investimento visa atender ao crescente número de passageiros, melhorar a segurança no solo e modernizar as instalações do terminal.
De acordo com o Ministro, esse plano de investimentos no Santos Dumont é crucial para aprimorar a infraestrutura aeroportuária, garantindo que o aeroporto esteja preparado para receber um fluxo de passageiros cada vez maior.
“Começamos agora esse grande plano de investimentos aqui no Santos Dumont, que vai melhorar toda a infraestrutura aeroportuária, para cada vez mais recebermos bem o turista que vem para o Rio de Janeiro, e também a população do Estado”, declarou o ministro.
Além disso, Costa Filho revelou que espera realizar uma reunião com o presidente da Infraero, o governador do estado e o prefeito do Rio de Janeiro, a fim de discutir o crescimento da aviação na região. Ele destacou o potencial do Santos Dumont e do Aeroporto Internacional do Galeão, que deve ultrapassar 14 milhões de passageiros este ano, com um aumento significativo no número de turistas internacionais.
Investimento em Obras e Melhorias
O projeto de modernização do Santos Dumont contempla a instalação do sistema EMAS (Engineered Material Arresting System), já adotado no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo. Este sistema, projetado para frear aeronaves em situações de emergência, tem como objetivo principal aumentar a segurança nas extremidades das pistas de pouso e decolagem, minimizando o risco de incidentes.
Além disso, o plano inclui diversas outras melhorias, como a reforma e ampliação das áreas de embarque e desembarque remotas, a renovação dos sanitários, a modernização do sistema de TV e vigilância (STVV), a substituição de escadas rolantes e elevadores, e a implementação de um novo sistema de inspeção de bagagens despachadas. Ainda, está prevista a melhoria da pista de taxiamento de aeronaves, que visa adaptar a infraestrutura do aeroporto às demandas operacionais futuras, ao mesmo tempo em que busca reduzir os custos de manutenção.
Com essas iniciativas de modernização, o Aeroporto Santos Dumont estará em condições de atender a crescente demanda por transporte aéreo na cidade, garantindo mais conforto e segurança para os passageiros e operadores. Além disso, essas ações fazem parte de uma visão estratégica do governo federal que não só contempla as necessidades imediatas, mas também projeta o crescimento da aviação no estado do Rio de Janeiro para os próximos cinco anos.
Com informações do Ministério de Portos e Aeroportos.
Para Saber Mais
Para ler outras notícias que publicamos recentemente no Pontos pra Voar, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Não usamos inteligência artificial na geração de conteúdo do Pontos pra Voar. Os conteúdos são autorais e produzidos pelos nossos editores.