O governador do Amazonas, Wilson Lima, propôs à Infraero a transferência de outorga dos aeroportos de Parintins, Carauari e Barcelos para a gestão da empresa pública federal. A proposta, apresentada em reunião em Brasília, busca melhorias na infraestrutura e operação desses terminais, visando impulsionar o turismo e fortalecer a economia regional.
Infraero Como Parceira Estratégica
Desde março, a Infraero tem demonstrado interesse em assumir aeroportos regionais. A reunião entre o governador do Amazonas, Wilson Lima, e o presidente da Infraero, Rogério Amado Barzellay, reforçou essa intenção. A expectativa é de que a União passe a gerir os terminais, utilizando recursos próprios para investimentos. Assim, a medida visa aumentar o fluxo de aeronaves e melhorar o atendimento aos passageiros.
Segundo Barzellay,
“são aeroportos que nós vemos um horizonte bom de desenvolvimento, de retorno econômico. A ideia é que a gente prossiga com esse estudo, sempre com a orientação do governador Wilson Lima para que a Infraero possa assumir essas outorgas”.
Municípios Estratégicos
O plano inicial inclui os aeroportos de Parintins, Barcelos e Carauari, escolhidos por seu potencial de crescimento turístico e econômico:
- Parintins: Conhecido pelo Festival Folclórico que atraiu mais de 120 mil visitantes em 2024 e registrou cerca de mil operações de voo durante o evento. A infraestrutura atual precisa de melhorias para atender à crescente demanda.
- Barcelos: Um dos maiores polos de pesca esportiva do Brasil, movimenta mais de 30 mil turistas anualmente, com impacto econômico de R$ 67 milhões por temporada.
- Carauari: Próximo ao polo de gás e petróleo de Urucu, que gera mais de 20 mil empregos, sendo 45% de mão de obra local. Além disso, a região possui potencial para o desenvolvimento de atividades de cosméticos sustentáveis.
Impactos no Turismo e na Economia
A proposta inclui um estudo inicial, com possibilidade de ampliação para outros aeroportos do estado, dependendo do interesse das prefeituras municipais.
“As equipes da Infraero juntamente com as equipes do Estado vão se reunir para que possamos entender como está a estrutura do ponto de vista técnico e a necessidade de investimento. A nossa ideia é que a partir do ano que vem a gente já comece a formalizar essas tratativas”, afirmou Wilson Lima.
A transferência de gestão para a Infraero promete facilitar a conexão entre as cidades da região e estimular atividades econômicas locais, como o turismo e a exploração de recursos naturais.
Investimentos Recentes e Conexões Internacionais
Desde 2021, mais de R$ 118 milhões em recursos estaduais e federais foram investidos na infraestrutura aérea do Amazonas, com obras concluídas e em andamento. Além disso, o governo do estado tem incentivado a redução de custos na aviação, ampliando as rotas internacionais saindo de Manaus. Atualmente, a capital amazonense conta com voos diretos para destinos como Lisboa (TAP), Miami e Fort Lauderdale (Gol e Azul), Panamá (Copa Airlines) e Bogotá (Avianca).
Essa proposta de gestão pela Infraero reforça o compromisso do governo do Amazonas em alavancar o desenvolvimento regional, tornando os aeroportos um pilar estratégico para o turismo e a economia local.
Para Saber Mais
Para ler outras notícias que publicamos recentemente no Pontos pra Voar, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Não usamos inteligência artificial na geração de conteúdo do Pontos pra Voar. Os conteúdos são autorais e produzidos pelos nossos editores.