Que tal conhecer a China? Governo investe pesado no setor de turismo para atrair cada vez mais turistas. Nos últimos anos o governo chinês tem feito investimentos pesados com o objetivo de revitalizar o setor de turismo. E aliado a isso, tem procurado adaptar-se às mudanças globais, assim como às expectativas dos turistas.
Em 2019 a China registrou aproximadamente 143 milhões de entradas internacionais. O objetivo destes investimentos não é apenas o de recuperar os níveis pré-pandêmicos, mas o de ir além, otimizando a qualidade do turismo, assim como a acessibilidade.
Aqui você encontra:
Aeroporto em Pequim
Tem sido notável o desenvolvimento que a China tem tido com relação à sua infraestrutura turística. Um exemplo disso é o Aeroporto internacional Daxing em Pequim, que pode ser considerado uma maravilha da engenharia moderna. Sua capacidade é de atender até 72 milhões de passageiros por ano, o que facilita, e muito, o acesso ao país.
Malha Ferroviária
É impressionante como a China explora bem sua malha ferroviária (ao mesmo tempo em que fico impressionada como nós exploramos tão mal a nossa!). Sua rede de trens de alta velocidade estende-se por mais de 37.000 quilômetros, conectando várias regiões, o que diminui consideravelmente o tempo de locomoção entre as cidades, além de melhorar o conforto dos que visitam o país.
Um exemplo disso é o novo trem bala que liga as cidades de Pequim e Hong Kong. O tempo normal de viagem é superior a 24 horas. Com o novo trem bala, o tempo caiu para 12,5 horas, ou seja, a metade! É verdade que, se compararmos o tempo de viagem entre avião e o trem-bala, obviamente os voos são mais rápidos. Mas existe a grande vantagem dos trens operarem durante a noite, o que acaba diminuindo custos como o de hospedagem.
Investimentos na Construção de Hotéis e Resorts
O governo chinês tem apoiado e incentivado muitas construções de hotéis e resorts, em destinos bastante estratégicos. Podemos citar como exemplo as cidade de Xiamen e Chengdu.
Preservação Cultural
O governo tem agido no sentido de preservar seu patrimônio histórico e cultural. Isso resulta num aumento de turistas de todas as partes do mundo que procuram não apenas pelas belezas naturais que a China oferece, mas também buscam conhecer e aprender sua cultura e história.
Dois grandes exemplos disso são a Grande Muralha da China e o Templo do Céu que têm recebido robustos investimentos no que diz respeito à sua restauração e conservação.
Estes e outros locais recebem turistas que buscam conhecer esses patrimônios, assim como os festivais que são promovidos anualmente. O Festival do Barco-Dragão e o Festival da Lanterna encantam os visitantes e isso permite que mergulhem na cultura chinesa através da música, da dança e de sua gastronomia popular.
Facilitação na Obtenção de Vistos
A China tem reformulado suas políticas de concessão de vistos, tornando-os mais accessíveis. Uma das ações tomadas que têm surtido bons resultados é a introdução de vistos eletrônicos, juntamente com um regime de isenção de vistos para turistas de estadia curta em algumas metrópoles como Pequim e Xangai.
A Busca por Profissionais do Turismo
Uma das consequências destes investimentos no setor de turismo e a crescente resposta positiva a eles, é o aumento da demanda de profissionais qualificados na área.
Para suprir esta necessidade, o governo chinês tem criado centros de formação turística em diversas províncias. Visando não somente aumentar o número de profissionais na área, mas também, elevar os padrões dos que atuam neste setor. Neste sentido, foi criada a China Tourism Academy, que faz parte do Ministério da Cultura e Turismo e oferece uma grande diversidade de cursos, que vão desde Gestão de hospitalidade até Operações turísticas e Marketing.
Somado a isso, os programas de intercâmbio estabelecidos com instituições internacionais têm possibilitado aos profissionais chineses de turismo adquirir uma experiência ampla, global e, como consequência, trazer na bagagem novas práticas, acompanhadas de novas perspectivas para o turismo local chinês.
Para Saber Mais
Para ler publicações do Pontos pra Voar sobre outros destinos, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.