Uma das coisas mais divertidas de se fazer em Bali, na Indonésia, é alugar scooters ou motos e desbravar todos os cantinhos da ilha, que diga-se de passagem, não é nem um pouco pequena. O trânsito por lá é caótico, então a opção de andar sob duas rodas pode facilitar muito os deslocamentos, além disso o transporte público não é nem um pouco eficiente. Porém opção pode estar perto do fim.
Após uma série de acidentes rodoviários envolvendo turistas, as autoridades de Bali estão considerando proibir o aluguel de motocicletas e scooters para estrangeiros, conforme anunciou o governador de Bali, Wayan Koster, durante uma coletiva de imprensa no dia 12 de março. A ilha indonésia enfrenta um aumento de acidentes envolvendo estrangeiros que não respeitam as leis de trânsito. Nas últimas duas semanas, das 367 infrações de trânsito na província, 167 foram cometidas por estrangeiros, segundo a imprensa local.
Koster argumenta que muitos turistas dirigem sem camisetas ou roupas adequadas, sem capacete e até sem carteira de habilitação, fatores que aumentam ou tornam mais graves os acidentes.
Confesso que quando estive no país, em 2017, o aluguel de motos era muito fácil. Haviam diversas lojas de aluguel espalhadas por lá e para alugar, bastava mostrar algum documento e pronto. Simples e sem burocracias. Lembro que na época o aluguel era US$ 5 a diária. Ou seja, o acesso às motos era muito fácil.
Bali não é o único destino asiático com pico de acidentes rodoviários. Em Phuket, na Tailândia, mais de 500 acidentes com patinetes em janeiro e fevereiro foram causados por estrangeiros.
A maioria dos profissionais de turismo em Bali teme que essa medida seja negativa, em um momento em que a atividade turística está aumentando na ilha. Dedek Warjana, presidente da Bali Motorcycle Rental Association, disse que a proposta foi precipitada e que as autoridades deveriam agir sobre violações específicas em vez de impor uma proibição geral.
Outro ponto a ser considerado é o abuso por parte da polícia local, que não tem uma boa fama entre os turistas. Quem sabe uma rigidez maior durante a locação e um controle de trânsito mais honesto não seria suficientes, antes de uma medida tão drástica quanto essa?
A ideia é que os turistas possam alugar somente carros e o controle de locação seja mais rigoroso, assim como a aplicação de multas. As autoridades de Bali não especificaram quando essa proibição do aluguel de motos seria implementada. Vamos aguardar as cenas do próximo capítulo.
Para Saber Mais
Para ler outras notícias que publicamos recentemente no Pontos pra Voar, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.