O Governo de Alagoas iniciou o processo para concessão do Aeroporto Costa dos Corais, em Maragogi, à iniciativa privada. O movimento representa uma aposta e investimento para o desenvolvimento do turismo na região, buscando facilitar o acesso a um dos principais destinos do Estado.
Localizado entre Recife e Maceió, Maragogi é o segundo destino turístico mais procurado de Alagoas. A infraestrutura do aeroporto é essencial para impulsionar ainda mais o turismo e o desenvolvimento econômico da região norte do Estado.
Para a secretária de Estado do Turismo, Bárbara Braga, o projeto demonstra a condução responsável das políticas públicas do Estado. Ela destaca o papel estratégico da Costa dos Corais, com Maragogi ocupando a categoria “A” no Mapa do Turismo Brasileiro.
“Com a conclusão das obras do aeroporto, a região será integrada à malha aeroviária nacional, ganhando maior destaque e, sem dúvida, promovendo uma transformação no cenário turístico brasileiro”, afirmou.
Procedimento de Concessão em Andamento
O Governo de Alagoas deu início ao processo de concessão do Aeroporto Costa dos Corais, em Maragogi. A medida foi oficializada com a abertura do Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI), publicado no Diário Oficial, que autoriza empresas privadas a elaborarem estudos para avaliar a viabilidade da operação aeroportuária comercial e executiva no local.
Os interessados têm até o dia 15 de junho para apresentar o requerimento de participação e seus modelos de gestão. O objetivo do PMI é reunir propostas técnico-operacionais, econômico-financeiras, jurídicas e ambientais, que sirvam de base para a elaboração do futuro edital de concessão.
De acordo com o secretário de Estado do Governo, Vitor Pereira, a escolha do PMI se deu por não gerar custos ao poder público.
“Caso o modelo de gestão de uma empresa seja selecionado, os estudos serão pagos pela concessionária que vencer a futura concessão do aeroporto. Assim, garantimos a eficiência da iniciativa privada, sob supervisão do Estado, sem nenhum ônus para o Poder Público”, explicou.
Estrutura Moderna e Operações em 2026
O Aeroporto de Maragogi está em construção com recursos obtidos por meio de operação de crédito junto ao Banco do Brasil. O terminal terá mais de 1.000 m², heliponto, quatro balcões de check-in, sistema de inspeção de bagagens, área administrativa e amplo estacionamento para veículos de passeio, ônibus e vans.
Além disso, a pista contará com 2,2 km de extensão e 45 m de largura, podendo receber aeronaves como o Airbus A320 e o Boeing 737-800. O pátio comportará até duas aeronaves simultaneamente.
Com previsão de demanda de até 80 passageiros por hora no pico, o aeroporto também poderá operar voos de carga. Isso ampliará a capacidade logística da região e atenderá à demanda de cargas provenientes do Porto de Suape, em Pernambuco.
Tome Nota
O Aeroporto de Maragogi avança rumo à concessão, com a abertura do PMI pelo Governo de Alagoas. A iniciativa busca parcerias privadas para operar e desenvolver o terminal, que deve estar pronto em 2026.
Por estar em uma região turística privilegiada, o aeroporto é uma aposta para integrar o Litoral Norte de Alagoas à malha aérea nacional. Vale acompanhar os próximos passos desse projeto estratégico para o Nordeste!
Para Saber Mais
Neste link você encontra outras promoções para acúmulo de pontos.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, esses são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Não usamos inteligência artificial na geração de conteúdo do Pontos pra Voar. Os conteúdos são autorais e produzidos pelos nossos editores.





