A GOL Linhas Aéreas retomou os voos de uma de suas oito aeronaves Boeing 737 MAX 8, após uma parada para modificações obrigatórias estabelecidas pelo FAA (Federal Aviation Administration) dos EUA.
A equipe de engenharia da GOL acompanhou desde o início o processo de certificação junto à liderança técnica da Boeing.
Toda incorporação da modificação foi acompanhada presencialmente pelos inspetores de qualidade e auditores do Departamento de Segurança Operacional da GOL.
A GOL conta com oito aeronaves 737 MAX 8 em operação e ressalta que apenas esta aeronave foi afetada pelo potencial problema de aterramento elétrico, anunciado pela Boeing no dia 9 de abril.
Após as modificações, foram realizadas checagens operacionais tanto pela manutenção quanto pelos pilotos da GOL para atestar a total funcionalidade da aeronave.
Com as mais modernas tecnologias em seus motores, asas e superfícies de comando, o Boeing 737 MAX 8 aumenta a produtividade em 24%, reduz o consumo de combustível em aproximadamente 15%, com um alcance de cerca de 1.000 quilômetros a mais (chegando a 6,5 mil) quando comparado com as aeronaves atuais B737NG.
Alinhado aos valores da Companhia e a demanda crescente da sociedade, o Boeing 737 MAX 8, quando comparado com a tecnologia atual, produz 40% menos ruído, tem redução de 15% nas emissões de carbono e de uso de combustível e está 50% abaixo dos limites de CAEP/6 (Committee on Aviation Environmental Protection) para a emissão de NOx (óxido de carbono), índice da International Civil Aviation Organization’s (ICAO).
Vale ressaltar que na ocasião de retomada, a GOL foi a primeira empresa aérea do mundo a trazer o Boeing 737 MAX 8 para operações com passageiros depois de cumprido todo o processo de re-certificação.
Na ocasião a empresa chegou inclusive a oferecer aos seus passageiros a oportunidade de trocar suas passagens caso eles não quisessem voar no modelo.
A liberação dos aviões era considerada vital para a Boeing, que enfrenta a pior crise da sua história, desde os acidentes e o groundeamento mundial do seu novo avião, que foi um sucesso absoluto de vendas desde o seu anúncio.
E vocês, já voaram no Boeing 737 MAX da GOL?
O que acharam da experiência?