A GOL anunciou voos diretos conectando São Paulo à capital da Venezuela, Caracas. A operação marca a retomada dos planos da companhia para estabelecer voos regulares entre os dois países, agora com uma configuração mais simples e direta. A nova rota entre o Aeroporto de Guarulhos (GRU) e o Aeroporto de Caracas (CCS) terá início em 5 de agosto e contará com três frequências semanais.
Detalhes da Rota
Os voos da GOL para Caracas terão três frequências semanais partindo de São Paulo às terças, quintas e sábados. No sentido inverso, a decolagem da capital venezuelana ocorrerá nos mesmos dias, às 23h40, com pouso previsto em Guarulhos às 6h55 do dia seguinte. Confira em detalhes:
São Paulo (GRU) → Caracas (CCS)
- Frequência: terças, quintas e sábados
- Partida: 17h05
- Chegada: 22h10
Caracas (CCS) → São Paulo (GRU)
- Frequência: terças, quintas e sábados
- Partida: 23h40
- Chegada: 6h55 (+1)
A operação será realizada com aeronaves Boeing 737 MAX 8, com capacidade para até 176 passageiros em configuração internacional.
Os bilhetes já estão disponíveis nos canais oficiais da GOL, incluindo site, aplicativo, lojas nos aeroportos, central de atendimento e agências de viagem.
Mudança na Rota Brasil – Venezuela
Os novos voos entre São Paulo e Caracas substitui uma outra rota anteriormente anunciada pela GOL. A rota previa a inauguração de voos entre Brasília e Caracas com escala em Bogotá, na Colômbia, e tinha estreia prevista para 31 de março. No entanto, a rota foi cancelada antes mesmo de entrar em operação devido a entraves burocráticos envolvendo o trecho entre Colômbia e Venezuela.
A configuração anterior fazia parte da estratégia da GOL de ampliar sua malha internacional a partir do hub de Brasília, que hoje conecta a capital federal a destinos como Miami, Orlando, Buenos Aires, Cancún e Bogotá. A adição de Caracas à malha aérea consolidaria a presença da companhia na América do Sul. Entretanto, com a inviabilidade da escala colombiana, a companhia redesenhou sua estratégia e optou por lançar uma operação direta via São Paulo.
Demanda e Expectativa de Desempenho
Durante o primeiro anúncio da rota com escala, a GOL havia apontado o fluxo de passageiros entre os dois países como um fator estratégico, especialmente entre venezuelanos com conexões familiares e comerciais na Colômbia. Com a nova operação direta, essa justificativa perde força, o que levanta expectativas quanto ao desempenho da nova rota em termos de ocupação e continuidade.
No entanto, a aposta parece agora ser na conexão mais rápida entre Brasil e Venezuela, podendo utilizar a cidade de Caracas como ponte de conexão para outros destinos no mar do Caribe. A partir de agosto, será possível observar a demanda real por esse serviço e verificar se os voos diretos entre São Paulo e Caracas se consolidam no portfólio internacional da GOL.
Para Saber Mais
Clique aqui para ler outras notícias no nosso site.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Não usamos inteligência artificial na geração de conteúdo do Pontos pra Voar. Os conteúdos são autorais e produzidos pelos nossos editores.