A GOL Linhas Aéreas confirmou nesta terça-feira (18) a detecção de um acesso não autorizado a um sistema terceirizado utilizado pela Smiles, programa de fidelidade da companhia. A informação foi divulgada pelo Valor Econômico e reacende discussões sobre a segurança cibernética no setor aéreo, cada vez mais dependente de integrações tecnológicas com fornecedores externos.
Acesso Não Autorizado no Sistema da Smiles
Embora o incidente envolva dados de clientes da Smiles, a companhia afirma que a extensão do acesso indevido é bastante limitada. Segundo a GOL, as evidências reunidas até agora apontam que o impacto potencial atinge menos de 0,04% da base total de usuários do programa. A empresa assegura que não houve qualquer comprometimento de senhas, dados de cartão de crédito, informações de reserva ou acessos indevidos às contas Smiles.
A GOL afirma ainda que “as milhas estão seguras e sem alterações indevidas”.
Medidas Adotadas
Após detectar o acesso não autorizado ao sistema da Smiles, a GOL alega ter iniciado a comunicação aos clientes potencialmente afetados e com as autoridades, conforme determina a legislação de proteção de dados.
“A companhia adotou prontamente as medidas de segurança aplicáveis e está realizando preventivamente as comunicações aos usuários e às autoridades competentes”, afirma a GOL, em comunicado.
Fique de Olho no E-mail
A GOL e a Smiles estão enviando e-mails para os clientes potencialmente expostos. Por isso, se você é cliente Smiles, fique de olho na sua caixa de entrada e caixa de SPAM. Também é válido considerar a alteração da sua senha de acesso e ativar a autenticação de dois fatores, medidas que fortalecem a proteção das contas em qualquer cenário.
Para Saber Mais
Para ler outras notícias que publicamos recentemente no Pontos pra Voar, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Não usamos inteligência artificial na geração de conteúdo do Pontos pra Voar. Os conteúdos são autorais e produzidos pelos nossos editores.





