A possibilidade de vermos aeronaves Embraer E195-E2 operando com as cores da GOL ganha força com os novos movimentos do setor aéreo brasileiro. Segundo o canal “Viajando com o Luiz” divulgou, o tema estaria em estágio bastante avançado. Informações dão conta que existem negociações entre GOL e Embraer, incluindo discussões sobre a configuração de assentos do Embraer 195-E2 e os prazos estimados para a entrega das aeronaves.
Segundo essas informações, representantes da GOL teriam inclusive viajado até a Holanda, onde foram iniciadas tratativas sobre o treinamento de pessoal da companhia aérea. O destino da viagem não foi aleatório: a KLM, parceira internacional do grupo Air France-KLM, já opera o E195-E2 e conta com simuladores de voo dedicados ao modelo, estrutura essencial para capacitação de tripulantes e pilotos.
Ainda de acordo com o canal, a GOL estaria aguardando apenas a conclusão de seu processo de reestruturação financeira nos Estados Unidos, o chamado Chapter 11, para oficializar o acordo com a Embraer. A expectativa é que esse processo seja finalizado em junho, abrindo caminho para o anúncio de uma possível nova fase na história operacional da companhia aérea brasileira
Relação GOL e Embraer
Há muito tempo circulam nos bastidores da aviação rumores sobre a possibilidade de a GOL Linhas Aéreas incorporar à sua frota os jatos E2, da fabricante brasileira Embraer. Embora sempre tenham parecido meras especulações, agora, a ideia voltou a ganhar força.
No passado recente, chegaram a circular informações de que a Embraer estaria em negociações tanto com a GOL, como com a LATAM para fornecer os jatos regionais E2, o que marcaria uma mudança relevante. Ambas companhias historicamente operam aeronaves de grandes fabricantes estrangeiros: Boeing e Airbus, respectivamente.
Além disso, sempre existiu, de certa forma, um interesse do governo brasileiro em incentivar o uso de aviões produzidos pela indústria nacional entre as companhias aéreas brasileiras. Atualmente, no Brasil, apenas a Azul opera aeronaves Embraer em seus voos regionais. No entanto, a entrada da GOL representaria importante movimento para ampliar a conectividade entre cidades do país
Com a pandemia e suas consequências para o setor aéreo, o uso de aeronaves menores e mais sustentáveis passou a ganhar destaque no mundo inteiro. Por exemplo, estudos da consultoria Cirium e da própria Embraer apontaram que a retomada da aviação comercial teria papel fundamental de aviões de menor porte, com capacidade entre 100 e 150 assentos.
Sabe-se que esses jatos E2 são ideais para atender rotas que ainda não possuem uma elevada demanda ou, ainda, para explorar novos mercados que surgem no cenário pós-pandemia.
É exatamente esse o perfil operacional do Embraer E195-E2, o que reforça sua atratividade nesse novo momento para o setor aéreo.
Para Saber Mais
Para ler outras notícias que publicamos recentemente no Pontos pra Voar, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Não usamos inteligência artificial na geração de conteúdo do Pontos pra Voar. Os conteúdos são autorais e produzidos pelos nossos editores.





