A GOL Linha Aéreas acaba de inaugurar em Maringá uma escada com acessibilidade para o embarque e desembarque dos passageiros nas aeronaves, se tornando pioneira na América Latina.
O Aeroporto de Maringá se tornou palco de uma iniciativa inédita na aviação latino-americana: a inauguração da primeira escada com elevador integrada, desenvolvida para garantir acessibilidade e inclusão no embarque de passageiros. O projeto, fruto da parceria entre a GOL Linhas Aéreas e a startup local Easy Ground Service Solutions, foi apresentado ontem (26) em um evento que reuniu autoridades maringaenses e representantes da companhia aérea.
O superintendente do Aeroporto de Maringá, Gustavo Vieira, ressaltou o protagonismo da cidade nesse processo.
“O Aeroporto de Maringá tem se consolidado como referência em inovação na aviação. Já foi certificado duas vezes em premiações nacionais de inovação aeroportuária, concorrendo com grandes aeroportos do País. Agora, com a escada com acessibilidade, reforça a visão estratégica e o compromisso em apoiar projetos que modernizam processos e incentivam novas ideias”.
Como funciona o equipamento

Créditos: Secretaria da Pessoa com Deficiência de Maringá
A escada foi concebida para atender passageiros com e sem deficiência de forma simultânea, sem distinção. O elevador embutido promove acesso rápido, seguro e confortável às aeronaves. Enquanto as cadeiras escaladoras utilizadas anteriormente levavam em média quatro minutos para completar o embarque, o novo sistema reduz esse tempo para apenas 49 segundos. Além disso, o processo, que antes demandava três colaboradores, agora requer apenas um.
Para quem enfrenta diariamente barreiras na mobilidade, a iniciativa faz muita diferença. A escritora e palestrante Giane Rodrigues, cadeirante, compartilhou sua visão.
“Considero a iniciativa um marco na minha vida pessoal e profissional, além de uma conquista para Maringá e para a aviação. A nova escada acessível representa autonomia, conforto e segurança para pessoas com deficiência”.
Impacto direto para os passageiros

Créditos: Secretaria da Pessoa com Deficiência de Maringá
A praticidade também foi ressaltada por quem já enfrentava dificuldades em cada embarque. O atleta Renato Paulino Casati, da equipe de handebol Kings Maringá, comemorou a novidade.
“Com a escada ficará muito mais prático. Antes, o processo exigia duas transferências: uma para a cadeira escaladora e outra para o banco do avião. Agora, fazemos apenas uma transferência, direto para o banco. Essa iniciativa é um bom exemplo para que outras empresas aéreas e aeroportos do País também agilizem esse processo”.
Tecnologia desenvolvida em Maringá
A inovação apresentada em Maringá é resultado de cinco anos de desenvolvimento da Easy Ground Service Solutions. Segundo o CEO da startup, Higor Zanco, a ideia surgiu justamente para preencher uma lacuna que, apesar dos 120 anos da aviação, nunca havia sido solucionada: criar uma escada acessível capaz de atender a todos os passageiros de forma simultânea. O projeto ganhou corpo quando foi apresentado à GOL, que contribuiu para alinhar a solução às demandas reais da operação aérea. Zanco ainda ressalta que o resultado é um equipamento pioneiro que não apenas humaniza o embarque, mas também reduz significativamente o tempo de solo das companhias e melhora a experiência global de viagem.
Um futuro mais acessível
A escada com elevador é um projeto piloto, mas a expectativa da GOL é que, em breve, o equipamento seja levado para aeroportos de maior porte, abrindo caminho para um embarque mais acessível e igualitário. Além disso, a companhia já conta com outros instrumentos de acessibilidade, como rampas instaladas em nove terminais brasileiros, seguindo princípios do desenho universal e normas técnicas brasileiras.
O Aeroporto de Maringá ainda não conta com fingers, mas já tem prevista a construção de três unidades, além da instalação de escadas rolantes e novos elevadores, em um projeto de ampliação que soma R$ 81,5 milhões em investimentos. Enquanto as obras não ficam prontas, a escada com acessibilidade chega como uma solução imediata para um desafio estrutural, garantindo mais dignidade, rapidez e autonomia no embarque e desembarque de passageiros.
Para Saber Mais
Para ler outras notícias que publicamos recentemente no Pontos pra Voar, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Não usamos inteligência artificial na geração de conteúdo do Pontos pra Voar. Os conteúdos são autorais e produzidos pelos nossos editores.








