O Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro, Galeão, Antonio Carlos Jobim, deu mais um passo para um novo leilão de privatização e saída da Infraero. Foi assinado o termo de auto-imposição, formalizando a repactuação do contrato de concessão do aeroporto. A previsão é de que um leilão de venda assistida da concessionária aconteça em março de 2026, com lance mínimo de R$ 932 milhões e contribuição variável de 20% em cima do faturamento até o ano de 2039.
Outros termos que estão presentes no acordo incluem a saída da Infraero, detentora de 49% das ações, até março do próximo ano; a retirada da obrigação de construção e desenvolvimento da terceira pista; além da criação de mecanismo de compensação em caso de restrições do Aeroporto Santos Dumont.
“Hoje celebramos a retomada de um planejamento estratégico que consolida o Galeão como hub internacional da América do Sul. Saímos de pouco menos de 5 milhões de passageiros em 2023 para mais de 18 milhões neste ano, e a projeção é alcançar 30 milhões nos próximos três anos. Essa reestruturação fortalece o turismo, a logística e a geração de emprego e renda, reafirmando o papel do Galeão como um ativo estratégico para o Brasil”, declarou Silvio Costa Filho, ministro de Portos e Aeroportos.
Leia também 🔗 Aeroporto do Galeão dispara em 2024 e projeta crescimento ainda maior
O ministro também realçou a construção coletiva para o novo leilão do Galeão, com ações conjuntas da prefeitura do Rio de Janeiro, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o Tribunal de Contas da União e a concessionária para promover a reestruturação do aeroporto, muito conectada às limitações impostas ao Santos Dumont, que até então, atraía o maior número de viajantes na capital carioca.
“(O contrato) alinha o Galeão aos modelos mais modernos de concessão no país, garante a continuidade da gestão e reforça o papel do aeroporto como porta de entrada internacional do Brasil e motor da economia carioca”, afirmou Alexandre Monteiro, presidente da concessionária RioGaleão.
O ano de 2025 tem sido bastante movimentado para o aeroporto, que retomou a sua importância, conforme apresentado pelos números e resultados alcançados até o momento. Entre janeiro e agosto desse ano, o Galeão teve 66,8 mil toneladas de cargas movimentadas (aumento de 54% em comparação ao mesmo período no ano de 2023), além de 11,2 milhões de viajantes que já passaram pelo espaço, um número que significa quase 25% de aumento com as mesmas datas em 2024.
“Vamos, em breve, passar o Aeroporto de Guarulhos na recepção de visitantes estrangeiros. Você vai olhando os números e vê claramente”, anunciou Eduardo Paes, prefeito do Rio de Janeiro.
Leia também 🔗 Galeão bate recorde de chegadas internacionais no início de 2025
Para Saber Mais
Para ler outras notícias que publicamos recentemente, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Não usamos inteligência artificial na geração de conteúdo do Pontos pra Voar. Os conteúdos são autorais e produzidos pelos nossos editores.




