A Fodor’s divulgou a No List 2025, uma seleção de 15 destinos para se evitar, que enfrentam desafios ambientais e de infraestrutura devido ao turismo de massa, incluindo o Monte Everest, Koh Samui e Bali, que sofrem com problemas de resíduos e superlotação. A lista também destaca locais como Agrigento, Kyoto e Oaxaca, ressaltando a necessidade de um turismo mais sustentável e consciente.
Depois das famosas e incansáveis listas de destinos que serão tendência e estarão em alta durante todo o ano de 2025, mas e os principais destinos para se….evitar? Pois é, ela existe!
Em tempos que tanto se fala sobre super lotação e turismo de massa, alguns destinos ao redor do globo entram nesse cenário nada positivo e, por isso, pode ser que você se depare com pontos turísticos cheios de fila ou até mesmo com uma situação menos agradável.
A Fodor’s, um produtor de guias de viagens, preparou uma espécie de lista de 15 lugares em que é melhor pensar duas vezes antes de ir: a “No List” 2025, ou traduzindo, a “Lista do Não”.
Preparados para conhecer os destinos que se evitar viajar em 2025, se você busca tranquilidade?
Top 3 da Fodor’s
Os três destinos principais para se evitar dessa lista muitas vezes são bem cobiçados pelos turistas, seja pelas suas belas paisagens, estilo de vida mais barato ou por que despertam a curiosidade.
O Monte Everest é um deles. A montanha chegar a receber até 60 mil turistas por ano, o que tem gerado uma média de 790 quilos de resíduos diários, colocando em risco todo o ecossistema. Desde 2008, existe o Eco Everest Expedition, que promove expedições anuais com o intuito de retirar o lixo do local.
Koh Samui, na Tailândia, queridinha dos brasileiros que querem poupar dinheiro, também está entre os destaques. Só em 2023, a ilha recebeu 3,4 milhões de visitantes, agravando o problema de descartes e gerando 200 toneladas diárias de lixo.
O terceiro principal destino é Bali, na Indonésia. Conhecida por suas belíssimas paisagens naturais, a ilha não dá conta da quantidade de resíduos plásticos – são 303 mil toneladas – produzidas anualmente e só faz a reciclagem de 7% delas, o que tem comprometido severamente o meio ambiente local.
Outros Destinos que Sofrem com o Turismo Excessivo
A lista da Fodor’s também elenca alguns destinos que estão começando a sofrer com problemas causados pelo turismo de massa, seja na parte ambiental ou de falta de infraestrutura adequada. São eles:
- Agrigento, na região da Sicília, Itália;
- Ilhas Virgens Britânicas, um arquipélago vulcânico no Caribe;
- Kerela, na Índia;
- Kyoto e Tóquio, no Japão
- Oaxaca, no México;
- North Coast 500, na Escócia.
Que o turismo é um grande e importante segmento para a economia de um país, não há dúvidas. E os turistas não são os “vilões” a serem combatidos. Mas é necessário saber aproveitar cada lugar de uma forma única e especial, respeitando costumes, tradições e meio ambiente.
Para Saber Mais
Para ler outras notícias que publicamos recentemente no Pontos pra Voar, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Não usamos inteligência artificial na geração de conteúdo do Pontos pra Voar. Os conteúdos são autorais e produzidos pelos nossos editores.