A Fraport, empresa responsável pela administração do aeroporto de Porto Alegre, solicitou a renegociação dos termos de seu contrato à Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) devido aos prejuízos significativos provocados pelas fortes chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul recentemente. Essas chuvas causaram enchentes severas, impactando diretamente a operação e a infraestrutura do Aeroporto Salgado Filho.
A agência está atualmente analisando o requerimento, considerando que há fundamentos para a apresentação do pedido. Na avaliação preliminar da ANAC, os danos causados no aeroporto foram classificados como eventos de “força maior”. Essa classificação é essencial, pois permite que o governo possa ressarcir a administradora do aeroporto, que detém a concessão, pelos recursos adicionais que terão de ser investidos.
“Na análise serão considerados: a questão do seguro relacionada ao sinistro ocorrido, os danos causados pelas enchentes e os custos de reconstrução do aeroporto”, informou a ANAC. A agência destacou que, até o momento, não é possível determinar a extensão completa das perdas no Aeroporto Salgado Filho. “A situação só poderá ser avaliada após a redução de todo o volume de água no complexo aeroportuário.”
As operações no aeroporto Salgado Filho estão suspensas desde o início do mês devido aos danos. Na quarta-feira (22), a Anac emitiu uma portaria que proíbe todas as operações de pouso e decolagem no aeroporto por tempo indeterminado, com o objetivo de garantir a segurança de passageiros e funcionários.
O impacto das chuvas tem sido devastador, com diversas áreas do aeroporto submersas, danificando pistas, terminais e outros equipamentos essenciais para a operação aeroportuária. A Fraport, além de gerenciar os danos, está trabalhando em conjunto com seguradoras e avaliadores para quantificar os prejuízos e planejar a recuperação das operações.
Consultado sobre os termos da renegociação, o Ministério de Portos e Aeroportos afirmou que a estratégia para o possível reequilíbrio econômico-financeiro do contrato ainda está sendo discutida entre as partes envolvidas. Isso inclui avaliar possíveis compensações financeiras e ajustes no cronograma de investimentos futuros da Fraport.
O pedido de renegociação da Fraport destaca a gravidade da situação e a necessidade de um apoio coordenado entre o setor público e privado para a recuperação do aeroporto. Enquanto isso, passageiros e companhias aéreas enfrentam transtornos significativos, com voos sendo redirecionados para outros aeroportos próximos, como o Aeroporto Internacional de Florianópolis e o Aeroporto de Caxias do Sul.
Para Saber Mais
Clique aqui para ler outras notícias sobre programas de fidelidade que publicamos no Pontos pra Voar.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.