Em um decreto publicado no dia 23 de maio, a França proibiu voos domésticos para rotas que possam ser percorridas de trem em menos de 2h30min. Para que a proibição se aplique, a União Europeia insistiu que as rotas aéreas afetadas tenham uma alternativa ferroviária de alta velocidade que torne possível viajar entre as duas cidades em menos de duas horas e meia. Também deve haver trens suficientes no começo e no final do dia para permitir que os viajantes passem pelo menos oito horas no destino.
Embora a medida tenha sido incluída em uma lei climática de 2021 e já aplicada na prática, algumas companhias aéreas haviam pedido à Comissão Europeia que investigasse se a medida era legal.
Como a ministra da Indústria da França, Agnes Pannier-Runacher, descreveu esta atualização na época:
“Sabemos que a aviação contribui com o dióxido de carbono e que, devido às mudanças climáticas, devemos reduzir as emissões.”
Apenas 5 rotas partindo de Paris foram afetadas com a medida:
- Paris Orly para Bordeaux
- Paris Orly para Lyon
- Paris Orly para Nantes
- Paris Orly para Rennes
- Lyon para Marseille
Nenhum voo do aeroporto Charles de Gaulle foi afetado até o momento.
Eu já escrevi aqui no site, um artigo com 6 razões pelas quais você deveria escolher o trem em vez do avião na Europa, você pode conferir ele aqui.
Para Saber Mais
Para ler outras notícias que publicamos recentemente no Pontos pra Voar, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.