Com alta de 44% no volume de cargas movimentadas no primeiro semestre de 2025, o terminal de cargas do Aeroporto Internacional de Florianópolis é o terceiro que mais cresceu na América Latina e o número 1 no Brasil. Resultado reforça o papel de Santa Catarina como polo logístico internacional.
Floripa Airport Cargo
O Floripa Airport Cargo, terminal de cargas do Aeroporto Internacional de Florianópolis – Hercílio Luz, registrou um crescimento de 44% na tonelagem de cargas movimentadas entre janeiro e junho de 2025, em comparação ao mesmo período do ano anterior. O desempenho colocou o terminal na terceira posição entre os que mais cresceram na América Latina, de acordo com levantamento divulgado pela consultoria Rotate, especializada no setor de cargas aéreas. No Brasil, o terminal aparece como o mais bem posicionado do ranking.
Para efeito de comparação, o crescimento de Floripa só ficou atrás dos terminais de San Pedro Sula (Honduras) e Silvio Pettirossi (Paraguai). No top 5 latino-americano também aparecem o Aeroporto do Galeão (RJ) e o de Kingston (Jamaica).

Crescimento nos terminais de cargas América Latina | Créditos: Imprensa Zurich
Esse avanço significativo reflete uma série de fatores, sobretudo o aumento na carteira de clientes. Nos seis primeiros meses de 2025, o número de empresas que utilizaram o terminal foi 42% maior do que no mesmo período de 2024. Esse resultado é impulsionado pela infraestrutura moderna do terminal, que permite o recebimento e armazenamento de cargas com temperatura controlada, além da eficiência operacional, com 80% das cargas liberadas em até 24 horas.
Rotas Internacionais e Novas Conexões
Adicionalmente, o crescimento também foi favorecido pela ampliação das rotas internacionais e da atuação das companhias aéreas cargueiras. Atualmente, duas empresas operam regularmente no terminal: Latam Cargo e Avianca Cargo, com voos semanais para Miami, Bruxelas e Frankfurt. No primeiro semestre, as duas companhias registraram alta de 32% nos embarques a partir de Florianópolis.
A expansão do terminal de cargas, somada à chegada da TAP Air Portugal em setembro de 2024 e ao aumento da movimentação do voo para o Panamá operado pela Copa Airlines, fortalece o aeroporto como uma plataforma de conexão internacional não apenas para passageiros, mas também para mercadorias.
Em outras palavras, a infraestrutura e conectividade aérea de Santa Catarina se consolidam como diferencial competitivo em relação a outros estados da região Sul.
Reflexos para Viajantes
Por que isso importa para o viajante? Embora o destaque do Floripa Airport Cargo seja voltado ao transporte de mercadorias, os efeitos desse crescimento ultrapassam o setor logístico.
Para quem acompanha o mercado de aviação, programas de fidelidade e rotas internacionais, esse tipo de resultado é um sinal de que o aeroporto de Florianópolis está em ascensão, o que pode atrair mais voos de passageiros, novas companhias aéreas e ampliação de destinos internacionais.
Além disso, como o terminal é operado pela Zurich Airport Brasil, que também administra os aeroportos de Natal, Vitória e Macaé. O desempenho positivo em Floripa reforça o compromisso do grupo com eficiência, inovação e expansão sustentável. Certamente aspectos que impactam diretamente a experiência dos passageiros.
Portanto, vale acompanhar de perto o que vem sendo feito em Florianópolis. O crescimento no setor de cargas pode ser apenas o começo de uma nova fase ainda mais conectada e promissora para quem viaja pelo sul do Brasil.
Para Saber Mais
Para ler outras notícias que publicamos recentemente, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Não usamos inteligência artificial na geração de conteúdo do Pontos pra Voar. Os conteúdos são autorais e produzidos pelos nossos editores.





