Com o fechamento temporário do Aeroporto Salgado Filho devido às enchentes em maio, o Aeroporto de Florianópolis tornou-se uma alternativa para viajantes gaúchos, impulsionando o aumento da ocupação hoteleira na capital catarinense. Com a reabertura do terminal em Porto Alegre, o fluxo de passageiros e a demanda por hospedagem em Florianópolis voltaram a se normalizar.
Com as enchentes no Rio Grande do Sul, em maio deste ano e o consequente fechamento do Aeroporto Salgado Filho, o Aeroporto de Florianópolis tornou-se o ponto de partida para vários gaúchos.
De abril para junho de 2024, por exemplo, o Aeroporto de Florianópolis registrou um aumento de 13% na disponibilidade de assentos programados para voos domésticos. Já o o movimento transporte terrestre, de ônibus, entre Porto Alegre eFlorianópolis registrou aumento de 135% no período entre maio e agosto.
Como consequência do maior trânsito de gaúchos em Florianópolis houve um aumento na procura por hotéis. Este aumento se deu especialmente para viajantes que usavam a ilha catarinense como conexão para voar para outros destinos. No entanto, com a retomada das operações a partir do Aeroporto de Porto Alegre, a rede hoteleira da capital catarinense registrou uma queda nas taxas de ocupação.
Gerentes de hotéis relataram que muito das ocupações eram feitas por público corporativo, sendo estadias de um a dois dias em localizações estratégias nas proximidades do aeroporto. Estimativas fornecidas indicaram que no mês de maio houve uma alta nas taxas de ocupação de aproximadamente 35% quando comparado ao mesmo período do ano anterior.
Assim, a reabertura do Aeroporto Salgado Filho não apenas restabeleceu a normalidade no tráfego aéreo de Porto Alegre, mas também influenciou diretamente o fluxo de viajantes em Florianópolis.
Com informações do Jornal do Comércio.
Para Saber Mais
Para ler outras notícias que publicamos recentemente no Pontos pra Voar, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Não usamos inteligência artificial na geração de conteúdo do Pontos pra Voar. Os conteúdos são autorais e produzidos pelos nossos editores.