Florença, na Itália, anunciou 10 novas medidas para combater o turismo de massa e promover o turismo sustentável, incluindo a proibição de caixas de chaves no centro histórico e o uso de alto-falantes por guias turísticos. As normas visam proteger o patrimônio histórico, garantir a habitabilidade da cidade para os moradores e incentivar práticas que respeitem a cultura local.
Em uma verdadeira “guerra” contra os turistas, a cidade de Florença, na Itália, anunciou 10 novas medidas para combater o turismo de massa – e que afetam também o dia a dia do turista na região.
O anúncio foi feito enquanto a cidade recebeu a reunião dos ministros do G7 do Turismo (Canadá, França, Alemanha, Japão, Itália, Reino Unido e Estados Unidos) no final do ano passado.
Duas das proibições são o uso de alto-falantes e carrinhos de golfe, comumente utilizadas pelos guias turísticos para transportar os visitantes em locais restritos a outros tipos de veículos.
Airbnb Sofre Mais um Golpe
O aluguel por temporada, que já vinha sendo alvo desse tipo de norma, sofreu mais um golpe, ainda que não seja tão duro. As caixas chave – recipientes utilizados pelos proprietários para deixar as chaves de seu apartamento para retirada dos turistas – também será proibido, ao menos, no centro histórico.
Inclusive, elas têm se tornado alvo de protestos de moradores de Florença, que passaram a adesivar as caixas com um enorme X vermelho. Segundo a prefeitura, 95% das atrações turísticas se concentram no centro da cidade que tem apenas 5 km² – o que é um risco aos moradores e patrimônios históricos da região.
“Com essa regra, acabamos com o uso das caixas de chaves nas fachadas de edifícios. De um lado, tem o decoro; do outro, a segurança. A mensagem que queremos passar é que nos preocupamos com a nossa cidade e queremos que Florença seja atraente, mas acima de tudo habitável para os residentes”, disse a prefeita Sara Funaro em comunicado divulgado à imprensa.
Promoção do Turismo Sustentável
O plano de Florença faz parte de um grande esforço de cidades europeias para promover o turismo sustentável, na criação de um tipo de turismo que respeite a cultura local e preservem os patrimônios históricos.
Por isso, no total foram 10 novas medidas anunciadas. Além das proibições já mencionadas, as demais normas estabelecidas foram:
- Proibição do uso de fechaduras automáticas em áreas da UNESCO, com critérios definidos para as atividades de locação turística, no âmbito da legislação regional e nacional
- Exposição obrigatória do Código Identificativo Nacional (CIN) nas atividades de locação turística, com a supervisão da Sovrintendenza (órgão responsável pela preservação do patrimônio)
- A implementação de controles mais rigorosos sobre os serviços turísticos, através de ferramentas tecnológicas
- Campanhas de comunicação sobre turismo sustentável
- Parcerias com plataformas de viagens online para divulgar campanhas de respeito pela cidade e recolher dados úteis sobre os aluguéis de curto prazo
- Criação de um grupo de trabalho permanente, com a participação de stakeholders públicos e privados, coordenado pela Fundação Destination Florence
- Estabelecimento de uma cabina de regulação para a programação de políticas turísticas
- Implementação de uma Dashboard Turística, uma plataforma para reunir todos os dados sobre o turismo na cidade italiana.
Para Saber Mais
Para ler outras notícias que publicamos recentemente no Pontos pra Voar, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Não usamos inteligência artificial na geração de conteúdo do Pontos pra Voar. Os conteúdos são autorais e produzidos pelos nossos editores.