Em 2017 a Lufthansa anunciou a reformulação de sua classe executiva, com a introdução de novos assentos que deveriam estrear nos B777-9. Quase cinco anos depois, o B777-9 não chegou na frota da empresa e os novos assentos tão pouco foram lançados, mas felizmente teremos mudanças.
Nova Classe Executiva e o B777-9
Certamente, na época a notícia foi mais que bem vinda, pois com a nova cabine a empresa alemã finalmente abandonaria a configuração 2-2-2 e adotaria o layout 1-2-1 que, além de oferecer mais privacidade aos passageiros, permite que todos tenham acesso direto aos corredores sem ter que pular o colega do lado.
A nova classe executiva deveria ter sido lançado em 2020, que era a data prevista da chegada dos primeiros B777-9 na empresa, que aliás, teria a Lufthansa como cliente lançador.
Desde então, muita coisa não saiu como planejado para a Boeing e o B777-9 ainda não está operando comercialmente. Notícias dão conta que, num cenário bem otimista, os primeiros aviões serão entregues na segunda metade de 2023.
Nova Classe Executiva em 2023
A Lufthansa, cansada de esperar a chegada dos B777-9, ou talvez pressionada pela concorrência, decidiu agir.
Conforme noticiado por @SpaethFlies as novas aeronaves B787 e A350 que forem entregues para a Lufthansa a partir de 2023 terão a nova classe executiva instalada.
Enquanto 2023 não chega, as aeronaves B787 e A350 que entrarem em operação este ano, segundo a Lufthansa, terão uma classe executiva reformulada. Obviamente, não sabemos o que isso quer dizer exatamente, mas deve ser algo melhor que o 2-2-2 atual.
Ainda segundo a Lufthansa, a empresa tem planos de instalar a nova classe executiva nos A350 e B747-8i que estão em operação. Quando? Não sabemos.
Frota do A350 e B787
Atualmente, a Lufthansa tem em sua frota 18 aeronaves A350-900 e pedidos confirmados para mais 28 aeronaves do mesmo modelo.
Quanto ao B787, nenhuma aeronave foi entregue ainda e a carteira de pedidos da empresa conta com 25 aviões. A título de curiosidade, a Lufthansa opera 19 B747-8i.
Voltando ao tópico acima, e sem contar os aviões que serão entregues este ano com a classe executiva intermediária, a Lufthansa tem 37 aviões em operação que deverão ter a classe executiva substituída.
Impacto nas Operações no Brasil
No Brasil, a Lufthansa opera em São Paulo e Rio de Janeiro. Enquanto a capital paulista tem voos diários e diretos para Frankfurt com o B747-8i, o Rio de Janeiro tem voos para Munique que atualmente estão sendo operados com o B747-400, mas que ao longo do tempo deverá ficar com o A350-900 de forma permanente.
A depender do cronograma de renovação das aeronaves B747-8i, os clientes que embarcam em São Paulo ainda terão que esperar um bom tempo antes de ter a chance de conhecer a nova classe executiva da Lufthansa.
Já os clientes que embarcam no Rio de Janeiro, talvez terão a chance de conhecer o novo produto antes, pois a rota é feita regularmente com o A350-900.
Para Saber Mais
Para ler outras notícias sobre empresas aéreas que publicamos recentemente, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para maiores informações, consulte nossa Política de Privacidade.