Em outubro de 2021 escrevi um artigo falando sobre a VirtusPay, uma fintech criada para ajudar desbancarizados e sem acesso a crédito de um lado e, do outro, clientes com limite de crédito ocioso.
O “ganho” com a cessão do limite de crédito era muito pequeno, além de elevar seu montante de endividamento junto ao Sistema Financeiro Nacional que poderia prejudicar sua avaliação de risco pelos bancos.
A despeito da VirtusPay garantir a cobertura do risco de inadimplência do desbancarizado que não efetuar o pagamento das parcelas, existia o risco caso a própria VirtusPay viesse a se deteriorar, o que fiz questão de deixar em destaque.
Pelo acordo, a VirtusPay se comprometia a depositar o valor da parcela em até um dia antes do vencimento do cartão. Depois de um início correto, em alguns meses a empresa chegou a depositar no próprio dia de vencimento, alegando que o dia anterior não era útil. Não achei o correto, mas acatei o procedimento e seguiu o jogo.
Contudo, nos últimos meses recebi algumas mensagens de leitores/seguidores relatando atrasos e, infelizmente, o não pagamento.
No dia 30 de junho eu deveria ter recebido o crédito referente à parcela na fatura com vencimento em 1° de julho e não recebi. Esperei até sexta-feira e também nada. Ao questionar a empresa pelo Instagram e e-mail, recebi apenas a seguinte mensagem:
“Pedimos desculpas pelo ocorrido, houve um problema pontual com os pagamentos nos últimos dias e as equipes já estão trabalhando a todo vapor para resolvê-lo o mais rápido possível.
Seus pagamentos já está programados e assim que o problema for resolvido o valor será enviado para sua conta de depósito.
Pedimos, por gentileza, que aguarde até que a instabilidade seja resolvida, pois faremos o pagamento em breve.
Qualquer dúvida, estamos disponíveis também no WhatsApp (011 98944-2146).”
E o problema parece ser generalizado, visto a quantidade de reclamações nos posts do Instagram e principalmente no Reclame Aqui.
E hoje a VirtusPay encaminhou uma mensagem a todos os clientes com o seguinte teor:
Mas o que seria essa intermitência nos pagamentos dos valores e a dependência de trâmites operacionais junto ao arranjo de pagamento?
Um eufemismo bem construído, pois traduzindo para o nosso bom português é o mesmo que inadimplência (intermitência nos pagamentos) de seus clientes (parte final do arranjo de pagamento).
Diversos clientes prejudicados já criaram até um grupo no Telegram para juntarem forças e compartilhar estratégias. Se você também foi prejudicado e quer participar do grupo, clique aqui.
Alguns me perguntam o motivo de eu ter cedido o limite se o negócio não era tão vantajoso. Quando criamos um post Instagram ou escrevemos um artigo no Pontos pra Voar, sinto-me na obrigação de testá-lo antes, com um valor simbólico, pois caso sinta insegurança já relataria logo de cara.
E a primeira impressão, num período pré-covid e com cenário econômico muito mais tranquilo, não foi negativa.
Agora me conte: você também está cedendo o limite para eles? Também não recebeu o pagamento no dia combinado? O que pretende fazer?
Para Saber Mais
Para ler sobre aplicativos de pagamentos, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, esses são claramente identificados ao longo do texto. Para maiores informações, consulte nossa Política de Privacidade.